Nota de falecimento: José Moreira de Araújo

O físico e professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto tinha 91 anos.

Faleceu José Moreira de Araújo, figura eminente da Física nacional e autor da U.Porto Press, esta segunda-feira, 31 de agosto. Professor Emérito do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde lecionou durante mais de cinco décadas, deixou um legado de grande importância na investigação e ensino da Física em Portugal.

Nascido a 21 de setembro de 1928, foi protagonista de uma longa história intimamente ligada à ciência. Em 1949, licenciou-se em Ciências Físico-Químicas na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP); em 1955, obteve o grau de Doutor na área da Física Nuclear pela Universidade de Manchester; um ano depois, de regresso a Portugal, obteve o grau de Doutor em Ciências Físico-Químicas pela FCUP.

Desde 1949 que José Moreira de Araújo foi professor de Física na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tendo sido elevado a Professor Catedrático em 1960. Ao longo de quase 50 anos de ensino e investigação, era conhecido como um comunicador de excelência, com grande impacto na formação de diversas gerações de estudantes e na promoção ativa da investigação na Física.

Como diretor do Laboratório de Física (1968-1975) e do Centro de Física (1963-1983) da FCUP, proporcionou um ambiente proativo de investigação e experiência nas áreas de Física Teórica, Física da Matéria Condensada, Optoeletrónica e Lasers. Este investimento projetaria a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto como um espaço de acolhimento de investigadores qualificados — muitos deles estrangeiros.

Foi, assim, sob a tutela de José Moreira de Araújo que, a partir do Porto, se assistiu a um desenvolvimento de padrões internacionais de investigação na Física em Portugal, contrariando o isolamento de décadas anteriores. Presidiu ao Conselho Científico da faculdade por duas vezes — em 1978 e entre 1988 e 1991 — e reformou-se do Ensino Superior em 1998.

À parte da carreira como professor, Moreira de Araújo foi ainda consultor técnico do Laboratório de Física e Engenharia Nucleares (LFEN), entre 1962 e 1973. No Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC), tornou-se membro da Comissão de Física em 1976 e presidiu ao seu Conselho de Ciências Exatas entre 1989 e 1992. Já em 1988, foi convidado para membro do Comité Científico e Técnico EURATOM, uma comissão consultiva da União Europeia na área da energia nuclear.

No entanto, José Moreira de Araújo não se destacou apenas no ensino e investigação. A divulgação da Física também revelou ser uma das preocupações centrais do professor para o fomento de uma cultura científica na população portuguesa. Nesse âmbito, como primeiro presidente da Sociedade Portuguesa de Física, em 1974, empenhou-se na publicação regular de informação sobre esta área, na Gazeta da Física. Esteve ainda presente na génese do Museu de Ciência da Universidade do Porto/Núcleo FCUP, tendo sido seu diretor até 2005.

Viveu num universo de números e de fórmulas, mas o mundo de conhecimento da Universidade do Porto também foi agraciado pela sua escrita. Na Editora da Universidade do Porto, foi autor de obras como Rómulo de Carvalho na Universidade do Porto 1928-1931, 2º Centenário da Academia Real da Marinha e do Comércio Cidade Porto e 250 Anos da Criação da Aula Náutica do Porto — obra que ainda se encontra em fase de impressão.

Personalidade incontornável da ciência em Portugal, José Maria Ribeiro Moreira de Araújo faleceu esta segunda-feira, 31 de agosto, depois de 91 anos de vida e mais de meio século dedicado à Física, à investigação e ao conhecimento.

À família e amigos do professor José Moreira de Araújo, a U.Porto Press endereça os seus mais sentidos pêsames.