Para a última semana da Feira do Livro do Porto, que encerra portas já no próximo domingo, 8 de setembro, a U.Porto Press reservou mais três sessões de autógrafos.
Estas sessões decorrerão todas em frente ao pavilhão da Universidade do Porto (27), entre 6 e 8 de setembro, sempre no mesmo horário – 15h30 – e permitirão aos visitantes um contacto direto com autores de algumas das mais recentes publicações da Editora da U.Porto.
A primeira terá lugar a 6 de setembro, dia em que os autógrafos ficarão a cargo de Frederico Sodré Borges, autor do Glossário de Geologia Estrutural e Tectónica, que o dedica a todos quantos se interessam pela Geologia. Trata-se de uma obra fundamental naquela área que, segundo o antigo docente do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, visa contribuir “para o enriquecimento da língua portuguesa em matéria científica” e disponibilizar aos alunos um dicionário temático que os ajude “a desbravar os termos desconhecidos” com que se deparam na literatura.
No dia seguinte estará em destaque Deserdados da Sorte no Espaço Público, de Mário Mesquita. Esta obra nasceu da pandemia de Covid-19, período durante o qual o autor – arquiteto, urbanista e professor da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto – passava os dias a percorrer as ruas do Porto, de bicicleta, registando o “novo” quotidiano com a sua máquina fotográfica. É um livro revelador das invisibilidades urbanas portuenses e sobre a urgência de se repensar a urbanidade, “determinante na construção das sociedades contemporâneas, através das suas ‘feridas sociais’”.
A 8 de setembro – último dia da Feira – marcará presença António Alves Ferreira, investigador do CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e autor de Protejam as Crianças da Meritocracia: Uma Questão de Sobrevivência da Humanidade. A mais recente novidade editorial da U.Porto Press apresenta-se como um livro rebelde acerca da mentalidade meritocrática que dominou as sociedades ditas desenvolvidas, propondo, nas palavras do autor, “algumas ideias sobre como se poderia alcançar uma sociedade amiga das crianças”.
À sexta-feira a Feira do Livro do Porto está aberta ao público entre as 12h00 e as 22h00; ao sábado, entre as 11h00 e as 22h00 e ao domingo, entre as 11h00 e as 21h00.