Livro de homenagem a José da Silva Costa, antigo diretor da Faculdade de Economia, apresentado a 2 de junho

Livro de homenagem a José da Silva Costa, antigo diretor da Faculdade de Economia, apresentado a 2 de junho


“Para aqueles, como eu, que fizeram parte da instituição [FEP] ao longo das últimas décadas, a figura do Professor José Costa é indissociável da FEP-U.Porto, assim como a FEP-U.Porto é indissociável dele”, faz questão de assinalar Pedro Nuno Teixeira, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e Secretário de Estado do Ensino Superior, no início do prefácio de Estudos de Homenagem a José da Silva Costa.

Esta obra, coeditada pela FEP e pela U.Porto Press, na sua Coleção Transversal, é um tributo ao economista, Professor Catedrático Jubilado e antigo diretor da FEP, também Professor Emérito da Universidade do Porto a partir de 2021. Este estatuto foi-lhe atribuído cerca de um ano antes do seu falecimento, em outubro de 2022, pelos serviços prestados à instituição.

José da Silva Costa
foi, também, um elemento ativo do Conselho Científico e Editorial da Editora da Universidade do Porto, desde dezembro de 2014.

APRESENTAÇÃO DA OBRA

O título Estudos de Homenagem a José da Silva Costa será apresentado publicamente na próxima sexta-feira, dia 2 de junho, na FEP, no âmbito do programa das comemorações do 70.º aniversário da Faculdade, que arranca com o Dia da FEP, prolongando-se até maio de 2024.

A sessão comemorativa do Dia da FEP tem início marcado para as 15h30, no Salão Nobre da Faculdade, e será inaugurada pelo Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira.

A apresentação do livro ficará a cargo de José Varejão, doutorado em Economia pela FEP, Professor Associado e antigo Diretor da Faculdade entre 2015 e março de 2023.
Estará, também, presente Fátima Vieira, Vice-Reitora da U.Porto para a Cultura e Museus, e responsável pela U.Porto Press.

SOBRE A COLETÂNEA

Tal como explicam na sua Nota de Abertura Aurora Teixeira, Ana Paula Delgado, Luís Carvalho, Maria Isabel Mota e Maria Manuela Castro e Silva – docentes da FEP que organizaram esta obra –, a ideia desta publicação surgiu quando o Professor José da Silva Costa se jubilou. O objetivo passaria por manifestarem o seu reconhecimento por uma vida dedicada ao ensino superior e à FEP, em particular, através de uma publicação “que reunisse estudos e ensaios dos colegas com os quais se cruzou ao longo da sua extensa carreira como professor, cientista ou consultor, nas áreas da Economia Regional e Urbana, Finanças Públicas, Finanças Locais e Regionais e Escolha Pública”.

“A forma como os colegas responderam ao nosso desafio evidencia como a atividade que desenvolveu marcou diferentes gerações e instituições de ensino superior e contribuiu para afirmar o trabalho científico desenvolvido (…) tanto a nível nacional como internacional”, prosseguem, aludindo “à extensão e diversidade” dos contributos recebidos: 109 docentes e investigadores, em representação de praticamente todas as escolas de Economia e Gestão nacionais, mas “também atestando a influência do trabalho do Professor” internacionalmente, por via de contributos oriundos do Brasil, Espanha, Países Baixos e Estados Unidos da América”.

A obra inclui 51 textos científicos originais, organizados em três secções principais, “representando os interesses de investigação do Professor José da Silva Costa: Economia e Finanças Públicas (15 capítulos); Economia Regional (25 capítulos); e Economia Urbana (11 capítulos)”. Por sua vez, estas secções encontram-se organizadas em diversas subsecções.

Gráficos de dispersão entre a taxa de crescimento da população residente e os saldos populacionais, natural e migratório (2010-2019) [p.663 do livro]/ Fonte: Elaboração própria; dados INE.
Para Pedro Nuno Teixeira, é também reveladora do seu “legado académico e institucional”, bem como “dos seus interesses académicos e das suas inquietações intelectuais (…)”.

Ao longo do prefácio, Pedro Nuno Teixeira realça diversos factos que espelham a ligação de José da Silva Costa à FEP e a forma como o seu trabalho impulsionou a expansão da academia a vários níveis, ajudando “a FEP a metamorfosear-se ao longo das últimas três décadas (…)”: o Professor “acompanhou a grande expansão da FEP, seja na dimensão das coortes aos estudantes, seja na criação de novos programas (…) de mestrado e de doutoramento. Também desempenhou um papel fundamental “na mutação do perfil do corpo docente, seja na sua acelerada e significativa qualificação, seja na crescente valorização das atividades de investigação face às de ensino”.

O Secretário de Estado do Ensino Superior destaca, ainda, que José da Silva Costa foi “um referencial de estabilidade, de coesão e de continuidade institucionais”, sublinhando que, em momentos mais complexos, “muitos colegas valorizavam a sua palavra o aguardavam a sua intervenção”.

Enaltece, igualmente, o contributo do Professor para o fortalecimento de áreas de investigação na FEP e no país, “seja através do seu trabalho académico, seja através do seu labor de construção institucional”.

Este título está disponível na loja online da U.Porto Press, com um desconto de 10%.

SOBRE JOSÉ DA SILVA COSTA

José da Silva Costa (1951-2022) licenciou-se em Economia pela FEP (1974) e doutorou-se em Economia pela Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos da América (1984). Foi docente da FEP entre 1974 e 2021, na categoria de Professor Catedrático desde 1996, e Decano da mesma faculdade, onde desempenhou múltiplos cargos de gestão universitária, entre os quais os de Diretor (1998-2010), Presidente do Conselho Científico ou Presidente do Conselho de Agrupamento de Economia.
Foi autor de diversas publicações científicas, a nível nacional e internacional, e editou o Compêndio de Economia Regional, obra de referência para o estudo da Economia Regional e Urbana, tendo participado noutros livros editados em Portugal, Espanha, França e Itália.
Foi Presidente da Mesa da Assembleia Regional Norte da Ordem dos Economistas, Presidente da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional e, por diversas vezes, perito convidado da República Portuguesa e membro de comissões técnicas, destacando-se a Presidência da Comissão de Revisão da Lei das Finanças Regionais (2007), a participação na Comissão o Livro Branco do Setor Empresarial Local (2011), no Grupo de Trabalho para a Competitividade Local (2013-2014), e na Comissão Independente para a Descentralização (Parlamento Português) (2018-2019).
Foi agraciado, em 2012, com o Prémio Carreira Bartolomeu Perestrelo, pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional. Em 2021 foi-lhe atribuído o título de Professor Emérito, pela contribuição especial que deu à Universidade do Porto.