O lançamento do primeiro volume da revista científica internacional de acesso aberto scopio Arquitetura, Arte e Imagem – Utopia (scopio AAI) – com dupla chancela da U.Porto Press e da scopio Editions – terá lugar a 19 de junho, a partir das 18h00, no Auditório Ruy Luís Gomes, na Reitoria da Universidade do Porto (U.Porto).
Nesta sessão decorrerá, também, a entrega dos prémios da segunda edição do Concurso Internacional de Desenho e Fotografia (DPIc).
O programa do evento integra uma mesa-redonda, cuja abertura estará a cargo de Fátima Vieira, Vice-Reitora da U.Porto para a Cultura, Museus e U.Porto Press, seguindo-se a apresentação da revista por parte do seu diretor, Pedro Leão Neto, docente da Faculdade de Arquitectura da U.Porto (FAUP).
Intervirão, ainda, Gabriel Hernandez, editor da secção Flash: Reviews and Curatorial Projects (ETSAM), e Pedro Maia, docente da Faculdade de Belas Artes da U. Porto (FBAUP), que apresentará o Concurso Internacional de Desenho e Fotografia (DPIc).
Os trabalhos encerrarão com a entrega dos Prémios DPIc 2023.
A entrada é livre, apenas sujeita à lotação do espaço.
SOBRE A REVISTA
A scopio AAI é uma iniciativa do grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU/FAUP), em colaboração com o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS/FBAUP) e o Centro de Estudos Ingleses, de Tradução e Anglo-Portugueses (CETAPS/FLUP/NOVAFCSH).
A publicação física e online visa oferecer um texto crítico, exploratório e informativo capaz de atingir um público interdisciplinar, tornando-o acessível à análise e ao debate, nomeadamente para (re)pensar Arquitetura, Arte e Imagem na contemporaneidade.
A revista conta anualmente com uma temática geral, estruturada em diferentes secções, permitindo aos leitores viajar entre os mundos da Arquitetura, da Arte e da Imagem através de múltiplas perspetivas e focos temáticos.
O primeiro volume é inspirado na ideia de que “as utopias oferecem visões de um futuro melhor, devendo, por isso, ser vistas como parte de nossa realidade e não pensadas fora dela”, conforme defendeu o filósofo alemão Ernst Bloch na sua obra seminal O princípio Esperança. As utopias são, neste sentido, imagens ilusórias que nos direcionam para possibilidades reais e nos ajudam a construir um caminho de transformação social.
Informações adicionais através do endereço [email protected].