Cadernos de Inovação Pedagógica. Vol. 2. Unidades Curriculares INOVPED da Universidade do Porto. Transversalidade e criatividade é a mais recente novidade editorial da U.Porto Press e integra a coleção homónima – Cadernos de Inovação Pedagógica –, lançada em 2021.
A coleção Cadernos de Inovação Pedagógica foi criada e dirigida, até este número, por João Veloso, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e Pró-Reitor da Universidade do Porto (U.Porto) para a Promoção da Língua Portuguesa e a Inovação Pedagógica entre junho de 2018 e junho de 2022.
Esta coleção nasceu tendo em mente a necessidade de se aprofundar a reflexão sobre a melhoria das práticas pedagógicas no ensino superior, de atualizar e disponibilizar os conhecimentos na área e de reunir muitos dos resultados de iniciativas de inovação pedagógica realizadas na U.Porto, ou em instituições com as quais mantém parcerias nestes domínios.
Atualmente, a coleção tem como diretora Sónia Valente Rodrigues, também docente da FLUP, que sucedeu a João Veloso e é, desde junho passado, a Pró-Reitora da U.Porto para a Inovação Pedagógica, Melhoria Contínua e Promoção da Língua Portuguesa.
Depois de Cadernos de Inovação Pedagógica. Vol. I, editado em 2021, que reuniu parte dos trabalhos apresentados na edição de 2020 do Workshop de Partilha e Inovação Pedagógica da Universidade do Porto, surge um novo número dos Cadernos, dedicado às Unidades Curriculares INOVPED da U.Porto.
CADERNOS. VOL.2: UNIDADES CURRICULARES INOVPED DA U.PORTO
As Unidades Curriculares INOVPED da Universidade do Porto foram criadas em 2017, por iniciativa do Professor Fernando Remião, então Pró-Reitor da U.Porto para a Inovação Educativa e Desporto e responsável pela respetiva Unidade de Melhoria do Ensino e Aprendizagem.
Estas unidades curriculares visam estimular a comunidade académica a refletir sobre as suas práticas pedagógicas, retirando estudantes e docentes das suas “zonas de conforto”, bem como promover a inovação pedagógica e potenciar uma formação multidisciplinar que supere “os lugares-comuns da ‘interdisciplinariedade’” – conforme defendeu João Veloso, na nota introdutória ao segundo volume de Cadernos de Inovação Pedagógica. Mas não só: a ideia passa, também, por desafiar “quotidianamente” docentes e estudantes a “complementarem perspetivas e metodologias de trabalho aproveitando a circunstância de estudarem e de trabalharem numa universidade que engloba praticamente todas as áreas científicas”.
O volume 2 dos Cadernos surge “Depois de quatro edições que tornaram possível a concretização de quase duas dezenas de experiências pedagógicas com estas características”. Assim, a Unidade de Inovação Pedagógica e Tecnologias Educativas da Reitoria da Universidade do Porto – “que tem tutelado esta iniciativa pedagógica desde o seu início” – considerou estar “na posse de dados e informações que valeria a pena partilhar com a comunidade mais alargada”.
Segundo João Veloso, a produção de conteúdos sobre pedagogia universitária, enquanto resultado do trabalho académico, reveste-se de especial importância já que, futuramente, “aproveitarão a diversos intervenientes”. Nas suas palavras, é com base na publicação de “relatos de experiência e de trabalhos de natureza mais teórica” que docentes não diretamente envolvidos em iniciativas semelhantes às abordadas nesta publicação “podem retirar sugestões de trabalho futuro, tópicos de discussão e um estímulo importante para o envolvimento crítico nas atividades universitárias relacionadas com a inovação pedagógica em todas as suas dimensões”.
Esta edição dos Cadernos de Inovação Pedagógica inclui oito capítulos, versando sobre unidades curriculares e temas diversos: “Representações, Desenhos e Imagens do Território”, “Culturas na Produção de Conhecimento em Ciência, “Património e Paisagem”, “Sustentabilidade da produção e consumo agroalimentar”, “Inovação Sustentável e Aprendizagem Integrada com o Laboratório Aberto de Experimentação Interdisciplinar”, “Desenvolvimento de competências pessoais”, “BioLab – uma proposta para o desenvolvimento de projetos em ambiente multidisciplinar” e “A Unidade Curricular de Saúde Digital”.
Poderá descobrir mais sobre este título na loja online da U.Porto Press.