ISBN-13: 978-989-746-332-7

Detalhes do livro:

Título: Português Língua Não Materna: Contextos, Estatutos e Práticas de Ensino numa Visão Crítica
Organizador(es): Francisco Calvo del Olmo, Sílvia Melo-Pfeifer, Sweder Souza
Preço: 30€ 27€
Ano: November, 2022
Edição: 1.ª
Editora: U.Porto Press
Coleção: Estudos e Ensino
ISBN-13: 978-989-746-332-7
Dimensões: 230 mm x 165 mm x 25 mm
Número de páginas: 484
Peso: 780 g
Língua: Português
Tipo de Capa: Mole
Categoria: Ciências da Linguagem > Estudo e Ensino, Património Cultural

Descrição

No outono de 1981, matriculei-me na Universidade do Porto, na licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, da Faculdade de Letras, embora as aulas tenham começado só em janeiro de 1982 — há 40 anos, andavam a tentar recuar o início sempre tardio das aulas dos recém chegados. Apesar de a principal saída profissional do meu curso ser a docência no ensino básico e secundário, o currículo não previa a formação de professores. Durante os quatro anos da licenciatura, uma das principais lutas da associação de estudantes foi pela introdução da formação educacional nos cursos que eram habilitação obrigatória para o ensino. Talvez por isso, nos anos finais da licenciatura passaram a ser oferecidas algumas cadeiras didático-pedagógicas opcionais, como Linguística Aplicada ao Ensino do Português, como língua materna (PL1), e Didática das Línguas Estrangeiras, isto é, para o ensino do francês, inglês e alemão.

Paulo Feytor Pinto in “Prefácio”

Organizador(es):