Argumentos 1: em deriva

“Argumentos não é um livro de arquitetura, é uma tentativa, provavelmente frustrada, de me servir da minha experiência, no seu âmbito, por ela ser o meio mais simples de articular tempo e espaço, de modelar a realidade, de fazer sonhar.
Nas novas condições da sociedade urbana, a passagem rápida por ambiências variadas é inevitável e saudável em qualquer cidadão que queira fazer parte da comunidade de forma ativa. Não me parece, assim, ao contrário de Debord, que seja necessário construir um comportamento experimental através da aprendizagem de uma técnica. Parece-me que é da natureza e, por isso, naturalmente apropriável. Não se pode obviar, neste processo tão intenso, nem a memória, nem a experiência da cidadania, nem os pensamentos que os livros estimulam. A arquitetura e a cidade são o meu território onde se abrem outros caminhos.
Se conseguisse validar com a escrita a qualidade que transportam os títulos dos capítulos, indicados a negro, talvez, não querendo, tenha construído um livro de arquitetura e dos seus argumentos, em deriva.”

Alexandre Alves Costa

ISBN-13: 978-989-746-339-6

Detalhes do livro:

Título: Argumentos 1: em deriva
Autor(es): Alexandre Alves Costa
Preço: 16€ 14.4€
Ano: July, 2022
Edição: 1.ª
Editora: Fundação Marques da Silva, U.Porto Press
Coleção: Transversal
ISBN-13: 978-989-746-339-6
Dimensões: 230 mm x 160 mm x 14 mm
Número de páginas: 208
Peso: 372 g
Língua: Português
Tipo de Capa: Mole
Categoria: Arquitetura e Planeamento Urbano > Arquitetura

Descrição

Alexandre Alves Costa

Argumentos 1: em deriva é o primeiro de um conjunto de dois livros de Alexandre Alves Costa a publicar pela Fundação Marques da Silva em parceria com a U.Porto Press. Estruturado em cinco capítulos – “Memórias”, “Cidadania”, “Outros Caminhos”, “Livros”, “Arquitetura, Cidade e Território” -, nele se reúne um conjunto alargado de textos, alguns até agora inéditos, que o seu autor, em resposta às mais diversas circunstâncias, foi escrevendo ao longo dos anos. É um exercício de escrita, todavia, marcadamente pessoal já que o pano de fundo é sempre, em primeira e última instância, uma reflexão sobre o que decorre da sua experiência de vida: da família aos amigos, do que lhe foi dado viver ou como se posicionou em momentos marcantes da história pessoal e nacional das últimas décadas, dos livros sobre os quais se pronunciou, e, sempre, o que decorre de uma linha de pensamento e de ação indissociável da sua condição de Arquiteto. Este é um livro que nos fala de um “desejo de experiência da beleza, da justiça e da liberdade” que Alexandre Alves Costa transporta e partilha com os seus leitores.
Este livro integra-se na coleção Transversal, uma linha editorial criada pela Universidade do Porto para promover parcerias com os diferentes organismos, faculdades e centros de investigação desta universidade, valorizando o conhecimento neles produzido em áreas fundamentais do ensino e da investigação.

Autor(es):