A sustentabilidade como princípio ético. A visão de diferentes perspetivas

A Comissão de Ética da Universidade do Porto (CEUP), criada por iniciativa do Senado da Universidade do Porto, em 2007, tem procurado conjugar o trabalho específico resultante das suas obrigações institucionais com a promoção de ações de formação e de sensibilização nos diferentes domínios da Ética associada às boas práticas pedagógicas e científicas. Primeiramente direcionadas para a comunidade académica da Universidade do Porto, estas ações sempre estiveram abertas à sociedade em geral, a qual, tem revelado um bom acolhimento das mesmas, traduzido num número considerável de participantes e em opiniões e comentários muito positivos. (…)

ISBN-13: 978-989-746-343-3

Detalhes do livro:

Título: A sustentabilidade como princípio ético. A visão de diferentes perspetivas
Coordenador(es): Sara Rodrigues, Renato Natal Jorge, João Carlos Garcia
Preço: 12€ 10.8€
Ano: December, 2022
Edição: 1.ª
Editora: U.Porto Press
Coleção: Transversal
ISBN-13: 978-989-746-343-3
Dimensões: 230 mm x 160 mm x 8 mm
Peso: 184 g
Língua: Português
Tipo de Capa: Mole
Categoria: Universidade do Porto > Projetos

Descrição

Vem isto a propósito da obra que agora se publica e que reúne um conjunto diferenciado de textos que, na sua maioria, sustentaram as intervenções dos autores nas Jornadas de Ética promovidas pela CEUP em abril de 2021, sob o tema “A Sustentabilidade como Princípio Ético. A visão de diferentes perspectivas”. Em virtude da generosa colaboração de vários membros da CEUP, foi possível associar aos artigos especificamente produzidos para as Jornadas, outros inteiramente convergentes com a temática geral, que não só alargaram as colaborações e as abordagens, como muito enriqueceram o volume final.
Tal como em Jornadas anteriores, as matérias selecionadas para serem objeto de reflexão obedeceram a fatores que respeitam tanto à sua envergadura social e científica, quanto à sua absoluta pertinência, considerando a intrincada conjuntura em que se encontra mergulhada a sociedade contemporânea. Em abono da verdade, devemos dizer que no mundo em que vivemos dificilmente encontraremos uma palavra que melhor sintetize e aglutine o horizonte orientador dos nossos esforços e preocupações do que sustentabilidade. Explorar e promover a sua operacionalidade e aplicação nas mais diferentes áreas tornou-se um imperativo humano, logo, ético.

Luís Carlos Amaral

Coordenador(es):