Da Descolonização ao Pós-colonialismo: perspetivas pluridisciplinares

Neste e-book reunimos os textos finais de dezoito dessas comunicações no Congresso Da descolonização ao pós-colonialismo: perspetivas pluridisciplinares.

ISBN-13: 978-989-97744-8-3

Detalhes do livro:

Título: Da Descolonização ao Pós-colonialismo: perspetivas pluridisciplinares
Autor(es): Ana Sofia Ferreira, João Caramelo, Manuel Loff
Ano: December, 2019
ISBN-13: 978-989-97744-8-3
Língua: Português
Categoria: Publicação de Acesso livre

Descrição

O Congresso Da descolonização ao pós-colonialismo: perspetivas pluridisciplinares se abriu à participação de praticamente duas centenas de investigadores de todo o mundo que asseguraram uma riquíssima discussão multidisciplinar acerca dos seguintes eixos temáticos: (i) processos políticos e económicos da descolonização; (ii) re(fluxos) demográficos e processos pós-coloniais de recomposição social; (iii) a negociação das identidades nacionais em contextos pós-coloniais; (iv) relações Sul/Norte: uma avaliação crítica dos programas de cooperação e das doutrinas de desenvolvimento; (v) usos do passado colonial e pós-colonial: memória(s) e representações dos conflitos e das transições; (vi) educação, pós-colonialismo e globalização; (vii) descolonizações, literaturas e culturas.

Neste e-book reunimos os textos finais de dezoito dessas comunicações. No capítulo I, agrupámos textos referentes ao painel Educação, pós-colonialismo e globalização, com trabalhos de Alcione Nawroski, Alexandre Paulo Loro, Alexandre Paulo Loro e Eugénia Portela de Siqueira Marques, Alexandre Fonseca e Carmen Gonçalves. O capítulo II, sobre Negociação de identidades nacionais em contextos pós-coloniais, congrega os textos de Begoña Dorronsoro, Chiara Olivieri, Fabrício Dias da Rocha, João Dantas dos Anjos Neto; e Sandra Regina Martins Caldas, e Maria Paula Menezes. O capítulo III, acerca dos Processos políticos e económicos da descolonização, reúne os contributos de Anabela Silveira, Laurindo Mekie Pereira, Paulo Barata e Maurício Vieira. O capítulo IV trata dos Re(fluxos) demográficos e processos pós-coloniais de recomposição social, com textos de Carolina Peixoto e Fátima Loureiro de Matos e Sandra Melo. E o capítulo V centra-se nos Usos do passado colonial e pós-colonial: memória(s) e representações dos conflitos e das transições e engloba os trabalhos de Guilherme Lima Cardozo e Ricardo J. R. Mendonça.