Entre Classicismo e Romantismo : Ensaios de Cultura e Literatura

A colectânea agora publicada, congrega estudos apresentados em dois encontros científicos, realizados nas Universidades do Porto e Coimbra.

ISBN-13: 978-989-8648-11-2

Detalhes do livro:

Título: Entre Classicismo e Romantismo : Ensaios de Cultura e Literatura
Autor(es): Jorge Bastos da Silva, Maria Zulmira Castanheira
Ano: January, 2013
ISBN-13: 978-989-8648-11-2
Número de páginas: 187
Língua: Português
Categoria: Publicação de Acesso livre

Descrição

A colectânea agora publicada, congrega estudos apresentados em dois encontros científicos, realizados nas Universidades do Porto e Coimbra, e posteriormente objecto de revisão e apreciação por pares. A esses estudos, que constituem a maior parte do volume, acrescenta outros contributos, que em boa hora foi possível associar para enriquecimento da publicação. Do conjunto ressaltam algumas linhas de força, como seja o privilégio das literaturas portuguesa e britânica, incluindo um interesse marcado pelas relações culturais anglo-portuguesas. Mas ressalta de igual modo uma apreciável diversidade de enfoques e objectos, pois os ensaios aqui recolhidos incidem sobre a poesia e a teoria, a ciência e a gravura, a historiografia e o periodismo, e não deixam de considerar esse tema candente que são as questões de género. No seu todo, a colectânea oferece variados motivos para reflexão crítica, sem dúvida aliciantes para o leitor que reconheça na cultura do Classicismo e do Romantismo algumas matrizes estéticas e intelectuais ainda presentes na mundividência que hoje partilhamos.

Autor(es):