Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis

O Ensino Técnico Artístico no Porto durante o Estado Novo (1948-1973)

ISBN-13: 978-989-8265-87-6

Detalhes do livro:

Título: Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis
Autor(es): Francisco Perfeito Caetano
Preço: 19.90€ 17.91€
Ano: December, 2012
Edição: 1.ª
Editora: U.Porto Press
Coleção: Outras Coleções
Série: Para Saber
ISBN-13: 978-989-8265-87-6
Dimensões: 160 mm x 230 mm x 20 mm
Peso: 688 g
Língua: Português
Tipo de Capa: Mole
Categoria: Educação > Ensino Profissional, Arte > Estudo e Ensino, História > História de Portugal

Descrição

Esta obra debruça-se sobre a problemática do ensino técnico, em particular do ensino técnico artístico no Porto durante o Estado Novo, entre 1948, quando se promulga o Estatuto do Ensino Profissional Industrial e Comercial, e 1973, ano em que cessa o ensino técnico e se instaura o ensino secundário unificado. Partindo do estudo geral sobre o ensino técnico, caminha-se para a análise detalhada do ensino técnico artístico, particularmente no modus faciendi existente na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis – Porto. A abordagem que é feita a esta escola interliga-se com a sua construção ao longo dos tempos enquanto escola de artes, tanto na vertente diurna e noturna, como na Secção Preparatória às Belas Artes. Salienta-se também o seu valor institucional no contexto portuense, entre os anos 40 e 70 do século XX, e o seu contributo para o desenvolvimento económico, social e cultural da região.

Autor(es):