O lugar do Olhar

A cianotopia no ensino em artes visuais

ISBN-13: 978-989-8265-75-3
Categorias: Arte > Estudo e Ensino, Arte > Fotografia

Detalhes do livro:

Título: O lugar do Olhar
Autor(es): Joaquim Jesus
Preço: 12€ 10.8€
Ano: January, 2011
Edição: 1.ª
Editora: U.Porto Press
Coleção: Outras Coleções
Série: Para Saber
ISBN-13: 978-989-8265-75-3
Dimensões: 160 mm x 230 mm x 20 mm
Peso: 296 g
Língua: Português
Tipo de Capa: Mole
Categoria: Arte > Estudo e Ensino, Arte > Fotografia

Descrição

O Lugar do Olhar é um texto que resulta de uma experiência em contexto de prática pedagógica supervisionada. A partir do diálogo entre uma fotografia com câmara e uma fotografia sem câmara constrói-se uma alegoria que possibilita pensar criticamente a construção da visualidade do aluno e do professor no ensino em artes visuais, bem como os efeitos desta na produção de subjectividades. Para esse efeito, a Cianotipia, enquanto instrumento conceptual deste discurso, irá permitir abordar, através de um olhar crítico sobre o ensino das artes visuais, algumas questões “permanentes” em educação. Este livro, que é em grande parte resultante do primeiro mestrado profissionalizante em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, assume-se como uma articulação entre a acção e a reflexão crítica em artes visuais, pensando o papel do professor como artista nesta área específica da paisagem escolar. Os dispositivos da visão têm moldado os nossos olhares e, portanto, os nossos saberes… por isso é importante considerar com seriedade o processo de aprender a ver.

Autor(es):