O Poder Médico no Estado Novo (1945-1974)

Situada na área da História da Saúde, a presente obra é um contributo para a compreensão das relações entre os médicos e o poder político no contexto do Estado Novo.

Detalhes do livro:

Título: O Poder Médico no Estado Novo (1945-1974)
Autor(es): Rui Manuel Pinto Costa
Preço: 15.90€ 14.31€
Ano: janeiro, 2009
Edição:
Editora: U.Porto Press
Coleção: Outras Coleções
Série: Para Saber
ISBN-13: 978-989-8265-12-8
Dimensões: 160 mm x 230 mm x 20 mm
Número de páginas: 150
Peso: 651 g
Língua: Português
Tipo de Capa: Mole
Categoria: Direito e Jurisprudência > Direito da Saúde e Legislação, História > História de Portugal, Ciência Política e Relações Internacionais > Ideologias Políticas

Descrição

Situada na área da História da Saúde, a presente obra é um contributo para a compreensão das relações entre os médicos e o poder político no contexto do Estado Novo. Assumindo-se como uma digressão histórica pela emergência e construção de uma das componentes estruturais do sistema de saúde em Portugal, a saber, o poder médico, é ainda possível apreciar a emergência das transformações a partir das quais se verifica o processo de estruturação e consolidação da profissão médica em Portugal. O presente livro funciona também como um guião para o enquadramento histórico, social e político desse processo, o qual culmina na fase marcelista, com a reorganização hospitalar e a criação da carreira pública para os médicos, a par de outras alterações conducentes a um sistema de saúde que começava a ganhar forma.

Autor(es):