Complexidade – Conversas Interdisciplinares

(Des)Hemisférios (catálogo da exposição)

Detalhes do livro:

Título: Complexidade – Conversas Interdisciplinares
Organizador(es): Maria Clara Paulino, Maria de Fátima Marinho, Fernando José Pereira
Preço: 10€ 9€
Ano: October, 2015
Edição: 1.ª
Editora: U.Porto Press
Coleção: Outras Coleções
Série: Museu da Universidade
ISBN-13: 978-989-746-072-2
Dimensões: 170 mm x 240 mm x 10 mm
Peso: 204 g
Língua: Português
Tipo de Capa: Mole
Categoria: Universidade do Porto > Coleções, Catálogos e Exposições, Educação > Conhecimento Interdisciplinar

Descrição

Nos contextos de complexidade crescente que se fazem sentir quer em cada área de conhecimento, quer nas relações que estas estabelecem entre si, quer nas questões que se nos colocam a nível global, como poderia uma mudança de paradigma — da abordagem disciplinar para a integração interdisciplinar — assistir nos processos cognitivos e, em última análise, na produção de um entendimento mais profundo dessas questões? Mais especificamente, como se posicionam as diferentes áreas curriculares da academia relativamente à metodologia interdisciplinar? / Que vantagens e obstáculos identificam na interdisciplinaridade, tendo em conta que esta se distingue da multidisciplinaridade e da transdisciplinaridade pelo seu caráter de síntese? / O objetivo é abrir a universidade a um debate sobre a interdisciplinaridade como paradigma cognitivo e de produção de conhecimento. Os participantes são convidados a conversar sobre o que é a abordagem interdisciplinar, sobre a possibilidade de ela ser um modelo importante em várias áreas de investigação, e sobre a forma como ela já é, ou poderá ser, implementada na universidade portuguesa. / O programa é complementado por representações visuais e sonoras do tema “Complexidade”, incluindo a exposição (Des)hemisférios, com coordenação artística de Fernando José Pereira.