A. J. Ferreira da Silva. Nos Caminhos da Química

Obra biográfica de António Joaquim Ferreira da Silva (28.7.1853 — 23.8.1923), editada no âmbito das comemorações do Centenário da U.Porto. A. J. Ferreira da Silva tornou-se, nos tempos de transição dos séculos XIX-XX, um químico reputado, com reco­nhecimento internacional. Bacharel em Filosofia Natural pela Universidade de Coimbra, professor na Academia Politécnica do Porto (em 1911, transformada em Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), fundador e diretor do Laboratório Químico Municipal do Porto (1884-1907), Ferreira da Silva instalou no Porto a química laboratorial.

Detalhes do livro:

Título: A. J. Ferreira da Silva. Nos Caminhos da Química
Autor(es): Jorge Fernandes Alves, Rita C. Alves
Preço: 10€ 9€
Ano: November, 2013
Edição: 1.ª
Editora: U.Porto Press
Coleção: Outras Coleções
Série: Edições do Centenário - Vultos da U.Porto
ISBN-13: 978-989-746-025-8
Dimensões: 170 mm x 270 mm x 20 mm
Peso: 720 g
Língua: Português
Tipo de Capa: Mole
Categoria: Universidade do Porto > Biografias, Ciências > Estudo e Ensino, Ciências > Química e Bioquímica

Descrição

Obra biográfica de António Joaquim Ferreira da Silva (28.7.1853 — 23.8.1923), editada no âmbito das comemorações do Centenário da U.Porto. A. J. Ferreira da Silva tornou-se, nos tempos de transição dos séculos XIX-XX, um químico reputado, com reconhecimento internacional. Bacharel em Filosofia Natural pela Universidade de Coimbra, professor na Academia Politécnica do Porto (em 1911, transformada em Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), fundador e diretor do Laboratório Químico Municipal do Porto (1884-1907), Ferreira da Silva instalou no Porto a química laboratorial. Dessa forma, contribuiu para consolidar a vertente aplicada desta ciência, tornando-a popular junto do grande público, nomeadamente através de prestação de serviços laboratoriais especializados e formulação de algumas propostas inovadoras com repercussão internacional. Destacou-se também no campo didático, através da edição de manuais de química que ensinaram gerações e de múltiplos artigos científicos.

Autor(es):