ISBN-13: 978-989-54291-3-4

Detalhes do livro:

Título: As terras de Dão-Lafões: uma região vinícola centenária: Guião de uma visita de estudo
Autor(es): António Barros Cardoso, José Luís Braga
Ano: January, 2018
ISBN-13: 978-989-54291-3-4
Número de páginas: 19
Língua: Português
Categoria: Publicação de Acesso livre

Descrição

A Região Dão-Lafões situa-se na Beira Interior, uma área circunscrita entre a Beira Baixa e da Beira Alta, próxima à fronteira com Espanha. Nela se salienta a produção de vinhos distintos em resultado de climas diferenciados correspondentes a cada sub-região. Ajudam à sua produção os solos de origem granítica e xistosa em resultado de um acidentado relevo. A altitude e o relevo a que nos referimos têm influência decisiva no clima que genericamente se pode caracterizar por Verões quentes e secos e Invernos muito frios, onde a neve aparece frequentemente. Os vinhos destas paragens são maioritariamente produzidos pelas adegas cooperativas. Apesar disso, nos últimos anos, vão aparecendo marcas de boa reputação no mercado, sobretudo vinhos produzidos por pequenos e médios vinhateiros.