Maria de Fátima Brandão licenciou-se em Economia, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto em 1973. Aqui se manteve como docente até se aposentar em 2014, tendo lecionado disciplinas nas áreas de História Económica e de História do Pensamento Económico e publicado investigação nos domínios da História Económica e Social Portuguesa, do Pensamento Económico Português e do Pensamento Económico Clássico.
A organização dos livros de homenagem a Manuel Duarte Baganha resultou do convite para comissariar a iniciativa Figura Eminente da U.Porto 2015, tendo sido facilitada pelo relacionamento que teve a oportunidade de estabelecer com o homenageado, primeiro como aluna e depois como colega na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Anteriormente, o seu interesse pela história desta faculdade esteve na origem de entrevistas a Manuel Duarte Baganha, realizadas entre julho e outubro de 2000, em conjunto com os colegas António Almodovar e Graça Maciel Amaro. A tudo isto acresceu a circunstância de Manuel Duarte Baganha, no seu percurso académico e cívico, ter deixado marcas indeléveis num conjunto muito vasto de pessoas, algumas das quais generosamente se aprestaram para delas deixar testemunho, nos dois livros de homenagem agora publicados pela U.Porto Press.