
Thomas Daniel Wilson nasceu em 1935 em County Durham, no Reino Unido. É BSc pela Universidade de Londres, PhD pela Universidade de Sheffield e é Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Gotemburgo, na Suécia, e Múrcia, em Espanha.
Iniciou a sua atividade na Universidade de Sheffield em 1972, como investigador principal num projeto financiado pelo Departamento de Educação e Ciência, no Reino Unido, e a partir de 1973 leciona no Mestrado em Estudos de Informação, então recém-criado, tendo assumido a direção do Departamento de Estudos de Informação (DEI) entre 1982 e 1997. Enquanto diretor, fomentou a colaboração com outros departamentos da universidade e criou novos mestrados (em sistemas de informação e informática em saúde), bem como programas de graduação.
Lecionou em diversas universidades da Europa, EUA, Canadá, Austrália, Brasil e Japão, e desenvolveu e supervisionou projetos de investigação em parceria com várias entidades e instituições, apoiados por fundos de investigação da UE.
O Prof. Tom Wilson é conhecido pela sua investigação em Ciência da Informação, em particular sobre o comportamento informacional. Tem uma extensa bibliografia publicada e é um dos autores mais citados neste domínio. Desde sempre se interessou pela comunicação científica. Foi cofundador da revista Social Science Information Studies em 1980 e seu editor até 1985, quando esta deu lugar ao International Journal of Information Management de que foi editor até 1987. Enquanto diretor do DEI, transformou a newsletter departamental Information Research News, numa das primeiras revistas publicadas online (webbased), que a partir de 2017 passou a ser publicada pela Universidade de Boras e continuou sob a sua direção até julho de 2024. Esta revista tornou-se numa das mais cotadas revistas científicas no campo da Ciência da Informação e a principal disponível em acesso aberto.
Em Portugal, o Prof. Tom Wilson desenvolveu a partir dos anos oitenta uma colaboração regular com universidades e outros organismos de I&D. Esta colaboração iniciou-se com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), visando a criação do Curso de Especialização em Ciências Documentais, o que aconteceu em 1984. Destaca-se depois o protocolo de colaboração entre o LNETI (Laboratório Nacional de Energia e Tecnologia Industrial) e a Universidade de Sheffield, que possibilitou a criação do MSc in Information Management, curso ministrado em Lisboa com docência partilhada entre o LNETI e a Universidade de Sheffield, com atribuição do grau por esta Universidade no período 1991-1993.
O importante contributo do Prof. Tom Wilson para o desenvolvimento do ensino e investigação na área da Ciência da Informação em Portugal materializou-se ainda pelo seu apoio, no âmbito do protocolo estabelecido entre as Universidades do Porto e de Sheffield, à criação na FEUP do Mestrado em Gestão de Informação/ Ciência da Informação, no qual lecionou durante 12 anos.