Imagem do Autor

Rui Manuel Fontes Gonçalves nasceu em Samões, Vila Flor a 18-9-1957 tendo-se licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em1983. Foi Assistente Estagiário no Serviço de Química Fisiológica da faculdade onde se licenciou. Desde aí, a sua actividade principal tem sido a docência na Faculdade de Medicina: primeiro na disciplina de Química Fisiológica e desde 1995 na disciplina de Bioquímica. Realizou trabalho experimental no laboratório da Faculdade de Medicina da Universidade Autónoma de Madrid sobre as actividades catalíticas de duas enzimas (a sintétase de acil-CoA e a luciférase de pirilampos) sobre as quais defendeu a sua Tese de Doutoramento em 2000. Entre 2001 e 2008 estudou a luciférase de pirilampos na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Atualmente leciona unidades curriculares de cursos de mestrado integrado e doutoramento na FMUP e de licenciatura e mestrado na FCNAP.