Marisa Monteiro (1960- )

Licenciou-se em Física (Ramo Educacional) na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em 1983. Lecionou no Ensino Secundário até 1986, ano em que transitou para a carreira de técnico superior e passou a desempenhar funções no Instituto Geofísico da Universidade do Porto, apoiando as atividades de ensino e investigação então implementadas. Desde 2000 que faz a curadoria das coleções de instrumentos científicos, até 2015, no Museu de Ciência, e atualmente, no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. Tem publicado trabalhos de investigação sobre a origem, função e relevância das peças do acervo no contexto da História da Universidade do Porto e das instituições com ela relacionadas, bem como da História da Ciência. Tem colaborado na conceção de exposições e elaboração dos conteúdos dos respetivos catálogos.