Imagem do Autor

Manuel de Matos Fernandes licenciou-se em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 1976 e doutorou-se nesta escola em 1984, com uma tese elaborada no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil – sobre modelos por elementos finitos aplicados a estruturas de suporte de terras. Após o doutoramento, dinamizou a criação da área da Geotecnia no Departamento de Engenharia Civil da FEUP. É Professor Catedrático desde 1999. Foi Diretor do Departamento de Engenharia Civil, Coordenador do CEC – Centro de Estudos da Construção –, unidade I&D sedeada na FEUP, hoje integrada no CONSTRUCT, e membro do Conselho Geral da Universidade do Porto. Em 2013 recebeu o Prémio de Excelência Pedagógica da FEUP. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Geotecnia e é membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros. É autor de diversos livros de texto sobre Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica publicados a nível nacional e internacional.