Imagem do Autor

Luís Miguel Bernardo licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e obteve os graus de Mestrado e Doutoramento em Física na Universidade Virginia Tech nos EUA. Foi membro do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde ensinou e investigou até à sua aposentação como professor catedrático, em 2012.
Realizou investigação científica em áreas como processamento ótico, holografia, ótica não linear e ultrarrápida. Interessou-se pelas aplicações óticas na medicina e indústria, pela museologia, pela história e divulgação da ciência. Foi diretor do Museu de Ciência da Universidade do Porto de 2004 a 2015. É autor ou coautor de numerosos artigos científicos. Escreveu textos didáticos e é coautor de duas patentes e do catálogo da exposição Dois séculos: instrumentos científicos na história da Universidade do Porto (2011). É autor dos livros História da Luz e das Cores (3 vols., 2005-2010), Cultura Científica em Portugal: Uma Perspetiva Histórica (2013), Visão, Olhos e Crenças (2018) e Luz, Vida e Saúde (2020).