Nasceu em Lisboa, em 1957. É investigador e docente universitário. Coordenou o Programa Gulbenkian Investigação e Desenvolvimento Estético (1997–2001) e o Projeto de Investigação Estratégias de Mediação e Criação de Sentido em Museus de Arte, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2009–2013). Publicou estudos sobre a teoria estética de Lev S. Vygotsky (1896–1934) e traduziu dois livros desse autor. Os seus mais recentes artigos (2019) foram publicados nas revistas: History of Psychiatry (Sage), Curator: The Museum Journal (Wiley), Culture & Psycology (Sage). É coautor do livro An Old Melody in a New Song. Aesthetics and the Art of Psychology (Springer, 2018). É Fellow da International Association of Empirical Aesthetics (IAEA), desde 2014, e Research affiliate do Center for Phenomenological Psychology and Aesthetics (CPPA) da Universidade de Copenhaga. As suas áreas de investigação são: Psicologia da Estética, Criatividade e Artes Visuais, Educação em Museus de Arte, História e Filosofia da Educação Artística, Arte Bruta.