Imagem do Autor

Professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (desde 1998) e investigador do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (desde 1997), nomeadamente do Mind, Language and Action Group (MLAG) desde a sua fundação em 2005. Mestre e Doutor pela Universidade do Porto, com os trabalhos “Superveniência, Materialismo e Experiência” (1999), sobre temas de filosofia da mente, e “George Boole e as Origens da Lógica Moderna” (2008), sobre temas de história e filosofia da lógica. (Veja-se: “Superveniência, Materialismo e Experiência - Uma Perspectiva sobre o Problema da Consciência Fenomenal” em Filosofia da Mente (Porto, Campo das Letras, 2007); “Boole e Frege: matematização da lógica vs. logificação”, em Perspectives on Rationality, org. S. Miguens e C. E. E. Mauro (Porto, Ed. FLUP, 2006).)
Atividade docente em cursos de todos os ciclos da Universidade do Porto, nas áreas de lógica, filosofia da linguagem, história da filosofia (moderna e contemporânea), filosofia da mente e metafísica contemporânea, com orientação de várias teses de mestrado e dissertações de doutoramento (designadamente de estudantes bolseiros da Fundação para a Ciência e Tecnologia). Publicação e apresentação regular de comunicações em eventos científicos, nacionais e internacionais, nas mesmas áreas. Foi Presidente do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2014-2017) e membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Filosofia Analítica (2006-2012 e 2015-2018).
É atualmente Diretor do Curso de Mestrado em Filosofia (desde 2019), com responsabilidade científica pela disciplina de Filosofia da Mente há vários anos, e também membro (desde 2014) do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.