Joana Sequeira nasceu no Porto, em 1985. Doutorou-se em História, em 2012, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, em regime de cotutela. Especializou-se na área da história económica medieval e tem publicado estudos sobre a produção e o consumo têxteis. É investigadora integrada do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Universidade do Porto (CITCEM-UP) e do Centro de Estudos d’Aquém e d’Além Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores (CHAM-FCSH/NOVA-UAc). Atualmente, é bolseira de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com um projeto sobre a presença da companhia mercantil-bancária Salviati em Lisboa no século XV, integrado num projecto internacional (EnPRESa) financiado pela Agence Nationale de la Recherche, que visa estudar a acção das companhias do grupo Salviati nas praças europeias nos séculos XV e XVI (dir. de Mathieu Arnoux).