Doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina, atua como Professor Adjunto no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), orienta pesquisas de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR, na área dos Estudos Linguísticos, onde também coordena o mestrado bilateral com a Universidade Grenoble-Alpes (França). Possui licenciatura em Filologia Românica pela Universidade Complutense de Madri na Espanha (diploma revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro como Bacharel em Letras com Habilitação em Espanhol) e mestrado em Investigación en Lengua Española" pela mesma Universidade (revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro como mestre em Letras Nolatinas). Realizou estadias na Universidade de Bucareste, Romênica (2016), na Scuola Normale e Superiore di Pisa, Itália (2010) e na Université Paul-Valéry Montpellier III, França (2008). É autor de artigos em periódicos e capítulos de livros publicados no Brasil, na Argentina, na Espanha, na Colômbia, no México e na Polônia abordando sempre as relações linguísticas, literárias e culturais entre as línguas neolatinas. Em 2016 publicou o seu primeiro romance: Crónica Córnica, finalista do Premio de Novela Xerais.