Emídio César de Queiroz Lopes, nasceu no Porto em 30 de dezembro de 1929. Licenciou-se em Ciências Físico-Químicas pela Universidade de Coimbra e trabalhou nas indústrias petrolífera (Sacor), metalúrgica, siderúrgica (SN) e dos óleos essenciais. Tirou o Curso de Ciências Pedagógicas e foi professor em diferentes graus de ensino. Fundou e dirigiu diversas escolas e foi Orientador Pedagógico de professores de matemática. Tem apoiado o ensino da aritmética nas primeiras idades, em regime de voluntariado, em várias Instituições e Escolas.
Traduziu: A Geometria de Descartes; a Teoria das Fluxões de Newton, publicado pela APM; o Tratado Elementar de Química de Lavoisier, publicado pela SPQ em comemoração do seu Centenário; o Tratado da Luz de Huygens; o Tratado Da Luz e a Memória Coroada sobre a Difracção de A. Fresnel. É autor de uma História da Química - As Origens.
Na sua atividade cívica, foi presidente, em Lisboa, da Associação de Socorros Mútuos dos Funcionários do Estado, presidiu à Mesa da Assembleia da Associação de Socorros Mútuos 24 de Setembro. Foi deputado da Assembleia Regional da Madeira.