Cristina Maia é Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, é Doutora em História, Mestre em História Moderna, licenciada em História e profissionalizada pela Faculdade de Letras da U. do Porto. Investigadora do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, FLUP) e do InED (Centro de Investigação e Inovação em Educação, ESEPP), é, ainda, membro integrado da International Society for History Didactics da Universidade de Augsburg, Alemanha. É autora, coautora e coordenadora de obras dedicadas ao ensino da História, nomeadamente manuais escolares da Porto Editora, e tem desenvolvido investigação no campo da História da Educação, Didática da História e Educação Histórica, com especial incidência em espólios documentais como o do Georg Eckert Institut (Alemanha)