1953-2022

Formada em Matemática, tendo estudado na Universidade do Porto e na Universidade de Warwick (Reino Unido). Quer nas suas publicações, quer na sua atividade docente, debruçou-se sobre diversos tópicos matemáticos e estatísticos relacionados com biomedicina, saúde pública e medicina comunitária. Professora Catedrática do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), do qual foi Diretora entre 1992 e 2004. Durante esse período, foi responsável pela criação do curso de Medicina Veterinária e pelos programas de Mestrado e Doutoramento em Ciências de Enfermagem. Foi membro do Comité Executivo da Association of Medical Schools in Europe (AMSE) de 2005 a 2017. Foi Presidente do Conselho Pedagógico do ICBAS e Diretora do seu Programa Doutoral em Ciências de Enfermagem.