Imagem do Autor

Professora Catedrática da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Doutorada pelo Science and Technology Policy Research (SPRU), Universidade de Sussex, R.U. Investigadora do Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto (CEF.UP) e do Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE) do INESC TEC. Escreveu e/ou (co)editou 15 livros e publicou mais de 100 artigos em revistas científicas internacionais. Obteve diversos prémios de investigação, entre os quais o Prémio Conselho Económico e Social (1999); o 1º Prémio Foreign Direct Investment API-Universidade de Coimbra (2006); Dois prémios atribuídos pela Agência de Inovação e Ministério da Economia (2018) para 2 dos 4 melhores artigos da Call ‘Inovação baseada em Conhecimento’; e o Prémio atribuído pelo Portuguese Economic Journal e Ministério da Economia (2019) no âmbito da Call “Economic Policy in Portugal - Innovation, competition, and competitiveness and Internationalisation”. Foi distinguida, em 2021, pela Ciência Viva (Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica) com a inclusão na 3ª edição do livro “Mulheres na Ciência”.