António Cardoso nasceu em Amarante em 1932. Frequentou a Academia Alvarez, a Escola Superior de Belas Artes e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto onde se licenciou em História e doutorou na área da História da Arte com o tema: O Arquitecto José marques da Silva e a Arquitectura do Norte do País na primeira metade do séc. XX. Aqui leccionou várias cadeiras, nomeadamente Sociologia da Arte e História da Arte do Séc. XX. Os seus estudos centraram-se na História da Arquitectura com extensão a áreas afins, tais como a Pintura, debruçando-se especialmente sobre a obra de Amadeo de Souza-Cardoso que tem divulgado através de textos, filmes, exposições e conferências, no País e no estrangeiro. É autor de vários trabalhos sobre História da Arte e da Arquitectura, Arqueologia e História Local. É Director do Museu Amadeo de Souza Cardoso / Amarante (MASC).