RefLex PLE — Referencial lexical para o português língua estrangeira: um recurso para professores e investigadores de PLE/L2 veio “colmatar uma lacuna identificada no ensino e investigação relacionada com o PLE”, defendem os autores.
O primeiro referencial lexical para o ensino de português como língua estrangeira (PLE) é uma publicação conjunta da U.Porto Press e do Núcleo de Promoção da Língua Portuguesa da Reitoria da Universidade do Porto (U.Porto) e nasceu por iniciativa de Jorge Pinto, Nélia Alexandre e Ana Espírito Santo, docentes e investigadores na área da Linguística.
O lançamento da mais recente obra da coleção Uma Língua com Vista para o Mar, da Editora da U.Porto, está marcado para 11 de junho, a partir das 18h00, no Auditório da Casa Comum (à Reitoria da U.Porto).
A apresentação ficará a cargo de Isabel Margarida Duarte, autora do Prefácio, Professora Catedrática na Faculdade de Letras da U.Porto e investigadora nas áreas de pragmática e análise do discurso, confronto entre línguas românicas e aplicação da Linguística ao ensino do Português.
A entrada é livre.
SOBRE A OBRA
Jorge Pinto, Nélia Alexandre e Ana Espírito Santo, autores de RefLex PLE — Referencial lexical para o português língua estrangeira: um recurso para professores e investigadores de PLE/L2, definem um referencial lexical como “um instrumento ou um recurso que visa organizar e padronizar o uso de vocabulário em determinados contextos”.
Os referenciais lexicais revestem-se de particular utilidade porque o ensino de uma língua não implica apenas conhecimentos gramaticais, “mas também do vocabulário essencial que permite aos aprendentes (falantes não nativos) serem capazes de interagir de forma eficaz em diferentes contextos sociais, académicos e culturais”.

A obra, agora publicada, surge numa fase em que não existia “um recurso acessível aos profissionais que ensinam PLE, nem aos autores de manuais e investigadores”, e que identificasse “quais as palavras e colocações esperadas nos diferentes níveis de proficiência linguística”.
Partindo do princípio de que a língua está “em constante evolução”, os autores apresentam-na como “uma ferramenta dinâmica, flexível e adaptável a diferentes abordagens metodológicas do ensino de PLE, auxiliando na construção de um repertório lexical que deve favorecer a compreensão e a expressão oral e escrita em português”.
Segundo Isabel Margarida Duarte, este é um documento “cientificamente bem pensado, prático e simples”, que inspira confiança, e que será “útil para professores, estudantes, autores de manuais, de materiais e de tarefas, organizadores de Programas de ensino, responsáveis por provas de avaliação, decisores. Ajudará também quem produz plataformas online, jogos didáticos, MOOC e outras ferramentas disponíveis no âmbito do PLE”.
RefLex PLE está disponível na loja online da U.Porto Press com um desconto de 10%.
SOBRE OS AUTORES
Jorge Pinto é Professor Associado do Departamento de Linguística Geral e Românica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e investigador integrado do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). É coordenador pedagógico de cursos de PLE/L2 no Instituto de Cultura e Língua Portuguesa.
Nélia Alexandre é Professora Associada do Departamento de Linguística Geral e Românica da FLUL, investigadora integrada do CLUL e diretora do Centro de Avaliação e Certificação do Português Língua Estrangeira (CAPLE). Integra o grupo de trabalho do Plano Estratégico para a Aprendizagem da Língua Portuguesa (Agência para a Integração, Migrações e Asilo).
Ana Espírito Santo é subdiretora do CAPLE e Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Doutorada em Linguística, na área da aquisição da sintaxe do português como língua não materna (L2), desenvolve trabalho de investigação no CLUL.