Ana Luísa Amaral homenageada na Feira do Livro do Porto

Ana Luísa Amaral homenageada na Feira do Livro do Porto

Ana Luísa Amaral é a autora celebrada na edição de 2022 da Feira do Livro do Porto. Numa edição em que o mote da Feira é “Imaginar e Agir”, a organização deu lugar de destaque à poesia, na pessoa desta reconhecida escritora e poeta portuguesa (“poeta”, conforme dizia de si própria), que acabaria por falecer a menos de um mês da abertura de portas do festival literário portuense.

Ana Luísa Amaral, também antiga investigadora e professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, deixou uma marca indelével no panorama literário e cultural da atualidade, vincada pela atribuição de diversos prémios nacionais e internacionais nos últimos anos.

No pavilhão da Universidade do Porto, nesta Feira do Livro, homenageamos, igualmente, Ana Luísa Amaral e a sua obra, particularmente através de três publicações com a chancela da U.Porto Press: : Pela Liberdade: Respirações e A Breath of Freedom, da sua autoria – Livro do Dia a 9 de setembro – e E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres e Ciência, do qual foi coorganizadora e coautora.

SOBRE ANA LUÍSA AMARAL

Ana Luísa Amaral nasceu em Lisboa, em 1956. Contudo, como ela própria afirmou numa curta intervenção, no decurso da conferência de imprensa de apresentação da Feira do Livro do Porto 2022, já não se sentia “entre dois rios”, mas antes “só deste lado, e deste rio”, apesar de ter passado por uma adaptação complicada ao norte, quando se mudou de Sintra para Leça da Palmeira, aos 9 anos de idade. “Eu sou do Porto”, frisava naquela sessão, no passado dia 28 de julho.

Doutorada em Literatura Norte-Americana pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), na poesia de Emily Dickinson, foi professora Associada de Literatura e Cultura Inglesa e Americana na mesma faculdade, onde integrou a Direção do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa e coordenou o grupo de pesquisa Intersexualidades.
Para além da investigação no campo da Literatura Comparada, Ana Luísa Amaral notabilizou-se na área dos Estudos Feministas, tendo organizado o Dicionário da Crítica Feminista, em coautoria com Ana Gabriela Macedo.

Foi autora de mais de três dezenas de livros, entre poesia, teatro, ficção, infantojuvenis e de ensaio. A sua obra está traduzida e publicada em diversos países, entre os quais Inglaterra, Brasil, França, Espanha, Suécia, Itália, Holanda, Colômbia, Venezuela, México e Estados Unidos da América. Obteve vários prémios e distinções, como o Prémio Literário Casino da Póvoa/Correntes d’Escritas (2007), o Grande Prémio de Poesia da APE – Associação Portuguesa de Escritores (2008), o Premio PEN de Narrativa (2014), o Premio Internazionale Fondazione Roma: Ritratti di Poesia (2018), o Prémio Literário Guerra Junqueiro (2020), o Prémio Leteo (2020), ou, mais recentemente, em 2021, o Prémio Literário Vergílio Ferreira, o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana e o Prémio Literário Francisco de Sá de Miranda.

Dinamizou, ainda, um programa na Antena 2 com Luís Caetano – O Som que os Versos Fazem ao Abrir.

Ana Luísa Amaral viria a falecer a 5 de agosto deste ano, vítima de doença prolongada.

Autores Relacionados

Ana Luísa Amaral

Livro(s) do(s) Autor(es)