A U.Porto Press esteve nas Feiras do Livro do Porto e de Lisboa – e para o ano promete voltar!

Foi mais uma vez muito bem-sucedida, a presença da U.Porto Press nas Feiras do Livro do Porto e de Lisboa. Apesar da chuva que teimou molhar alguns dias, os leitores U.Porto Press não deixaram de visitar o nosso pavilhão!

Na Feira do Livro do Porto, o nosso pavilhão reuniu 150 títulos – a maioria com a chancela da U.Porto Press, mas também representando outros projetos editoriais da nossa universidade: das faculdades de Arquitectura (FAUP), Desporto, Letras e Psicologia e Ciências da Educação; da Casa-Museu Abel Salazar; do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto; do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP; da Fundação Instituto Marques da Silva; e do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto.

E sim – estamos mesmo a voltar à normalidade: o nível de afluência de leitores foi equiparável ao do período pré-COVID-19. Apesar de se ter registado maior procura ao fim de semana, e especialmente aos domingos, o “campeão de vendas” foi o primeiro dia – sexta-feira, 27 de agosto –, com muita gente a procurar o nosso pavilhão.

Promovemos ainda, no pavilhão da U.Porto Press, três sessões de autógrafos integradas na programação cultural da Feira. A primeira teve lugar na tarde do primeiro sábado – 28 de agosto – e versou sobre a obra Contradanças e Quadrilhas Durienses: Um projeto de recolha e divulgação do NEFUP; estiveram presentes os três autores: Helena Queirós, Luís Monteiro e Daniela Leite Castro. A segunda e a terceira decorreram no dia 5 de setembro, domingo, e juntaram Manuel João Monte e Sofia Miguens – autores de Que Coisa é o Mundo (O Estado Dogmático) –, e ainda Orfeu Bertolami, autor de A Solução Final. Para além de terem autografado os livros, os nossos autores apresentaram a sua obra em direto para a página da U.Porto Press no Facebook.

A sul, a U.Porto Press esteve representada com cerca de 30 títulos no Espaço dos Pequenos Editores, e os nossos leitores não tardaram a encontrar o pavilhão onde fomos incluídos. O resultado é que esta 91.ª edição da Feira do Livro de Lisboa foi a melhor de sempre para a Editora!

Estas são certamente razões suficientes para voltarmos a marcar nova presença nas próximas edições destes dois maiores festivais literários do país. Fica já marcado o encontro?