A SUSTENTABILIDADE COMO PRINCÍPIO ÉTICO. A VISÃO DE DIFERENTES PERSPETIVAS lançado a 26 de abril

A SUSTENTABILIDADE COMO PRINCÍPIO ÉTICO. A VISÃO DE DIFERENTES PERSPETIVAS lançado a 26 de abril

A sustentabilidade como princípio ético. A visão de diferentes perspetivas, obra que surgiu por iniciativa da Comissão de Ética da Universidade do Porto (CEUP), a partir das Jornadas de Ética com temática homónima, promovidas por este organismo em abril de 2021, será apresentada publicamente no próximo dia 26 de abril.

LANÇAMENTO DO LIVRO

A sessão decorrerá no Auditório da Casa Comum, no edifício da Reitoria da Universidade do Porto (à Praça Gomes Teixeira), a partir das 18h00, e será moderada por Fátima Vieira, Vice-Reitora da U.Porto para a Cultura, Museus e U.Porto Press.

A apresentação da obra, que integra a coleção Transversal da U.Porto Press, será repartida entre Luís Amaral, docente da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) e anterior Presidente da CEUP, José Meirinhos, docente da FLUP e atual Presidente da CEUP, e José Paiva, docente da Faculdade de Belas Artes da U.Porto que organizou o grupo de artistas intervenientes neste volume. Estará, também, presente Sara Rodrigues, uma das coordenadoras do livro.

A entrada é livre.

A SUSTENTABILIDADE SOB DIVERSAS PERSPETIVAS

A sustentabilidade como princípio ético. A visão de diferentes perspetivas reúne um conjunto de textos que, maioritariamente, sustentaram as intervenções dos autores nas Jornadas de Ética. A estes juntaram-se artigos de membros da CEUP, com formações diversas, que “não só alargaram as colaborações e as abordagens, como muito enriqueceram o volume final”, ressalva Luís Carlos Amaral, Presidente da Comissão de Ética da Universidade do Porto entre 2019 e 2022, na sua nota de apresentação da obra.

Luís Carlos Amaral defende que “no mundo em que vivemos dificilmente encontraremos uma palavra que melhor sintetize e aglutine o horizonte orientador dos nossos esforços e preocupações do que sustentabilidade”, pelo que “explorar e promover a sua operacionalidade e aplicação nas mais diferentes áreas tornou-se um imperativo humano, logo, ético”.

SEM TÍTULO (2022). DESENHO. [P. 70 DO LIVRO] / Mário Bismarck
Assim, o livro abarca temas distintos como o ambiente, a psicologia social, a gestão, a arquitetura e a saúde pública, “sempre enformados por uma perspetiva ética”. O objetivo passa por avaliar o estado atual das questões em causa e, sobretudo, indicar “eventuais caminhos de progressão futura”, conclui o ex-presidente da CEUP.

Este título está disponível na loja online da U.Porto Press.

SOBRE OS COORDENADORES

Sara Rodrigues é Professora Associada da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e membro da Comissão de Ética da Universidade do Porto.

João Carlos Garcia é Professor Associado do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e membro da Comissão de Ética da Universidade do Porto.

Renato Natal Jorge é Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e foi membro da Comissão de Ética da Universidade do Porto (2019-2022).