A SUSTENTABILIDADE COMO PRINCÍPIO ÉTICO. A VISÃO DE DIFERENTES PERSPETIVAS é o novo título da U.Porto Press

A sustentabilidade como princípio ético. A visão de diferentes perspetivas surgiu por iniciativa da Comissão de Ética da Universidade do Porto (CEUP), criada em 2007 e que, desde então, para além das suas obrigações institucionais, tem promovido ações de formação e de sensibilização nos diferentes domínios da ética associada às boas práticas pedagógicas e científicas.

Esta publicação – a décima quarta a integrar a coleção Transversal, da U.Porto Press – resulta de uma dessas iniciativas: as Jornadas de Ética realizadas pela CEUP a 14 de abril de 2021, com temática homónima – “A sustentabilidade como princípio ético. A visão de diferentes perspectivas”.

Conforme explica Luís Carlos Amaral, Presidente da Comissão de Ética da Universidade do Porto (2019-2022), na sua nota de apresentação da obra, a mesma “reúne um conjunto diferenciado de textos que, na sua maioria, sustentaram as intervenções dos autores nas Jornadas de Ética (…)”. Mas não só. A CEUP decidiu integrar, também, na publicação artigos de membros que a constituem, com formações diversas. Assim, para além dos artigos especificamente produzidos para as Jornadas, o livro inclui “outros inteiramente convergentes com a temática geral, que não só alargaram as colaborações e as abordagens, como muito enriqueceram o volume final”.

“ESTUDOS DE EQUILÍBRIO” #2 (2019). INTERVENÇÃO ANÓNIMA COM FOLHAS DE PALMEIRAS COBERTAS COM GRAFITE. [P. 36-37 DO LIVRO] / FOTO: Paulo Luís Almeida
Luís Carlos Amaral defende que “no mundo em que vivemos dificilmente encontraremos uma palavra que melhor sintetize e aglutine o horizonte orientador dos nossos esforços e preocupações do que sustentabilidade”, pelo que “explorar e promover a sua operacionalidade e aplicação nas mais diferentes áreas tornou-se um imperativo humano, logo, ético”.

Neste sentido, A sustentabilidade como princípio ético. A visão de diferentes perspetivas abarca temas distintos como o ambiente, a psicologia social, a gestão, a arquitetura e a saúde pública, “sempre enformados por uma perspetiva ética”. O objetivo passa por avaliar o estado atual das questões em causa e, sobretudo, indicar “eventuais caminhos de progressão futura”.

Este título está disponível na loja online da U.Porto Press.

SOBRE OS COORDENADORES

Sara Rodrigues é Professora Associada da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e membro da Comissão de Ética da Universidade do Porto (2019-2022).

João Carlos Garcia é Professor Associado do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e membro da Comissão de Ética da Universidade do Porto (2019-2022).

Renato Natal Jorge é Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e membro da Comissão de Ética da Universidade do Porto (2019-2022).