A Solução Final

Dois cientistas de craveira internacional são mantidos prisioneiros pelos nazis e são obrigados a colaborar com o esforço de construir um armamento nuclear. Este é o enredo do novo livro de Orfeu Bertolami, docente do Departamento de Física e Astronomia, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), recentemente lançado pela U.Porto Press.

“A minha motivação era entender como foi (e é) possível que, apesar dos extraordinários avanços artísticos, científicos, culturais e humanísticos, muitos países caíssem (caiam) no poço das políticas da ignorância, do preconceito, da intolerância e da xenofobia”, explica o autor, que começou a escrever sobre este tema em 2008. A Solução Final, que o autor classifica como uma obra de ficção histórica, aborda as lições para o presente e futuro deixadas pelos tempos sombrios da Segunda Grande Guerra.

Conforme nos diz “Não podemos nunca esquecer” que “mesmo os países que fazem parte daquilo que consideramos ser a liga dos países civilizados podem seguir percursos extremamente perigosos e subverter completamente a lógica humanista que acreditamos lhes ser subjacente”.

A partir de factos reais como a ascensão do nazismo na Alemanha, a perseguição aos intelectuais e a imposição das leis raciais, a Grande Guerra, a política de extermínio, o desenvolvimento armamentista e o objetivo de construção de armas nucleares, o docente da FCUP constrói uma trama alternativa para a História do mundo entre 1933 e 1945.

“Ao longo do livro, são discutidos os substanciais avanços científicos e tecnológicos em física, química e matemática que tiveram lugar durante este tão sombrio período da História da Humanidade”, remata o autor. Nas suas palavras, se estes não tivessem acontecido, a guerra poderia ter-se prolongado e ter um desfecho completamente diferente.

O livro é prefaciado por José Gil (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa), filósofo e ensaísta, considerado em 2005 pela revista francesa Le Nouvel Observateur como um dos 25 grandes pensadores de todo o mundo.

Autores Relacionados

Orfeu Bertolami