7 contos esculturas, catálogo alusivo à exposição homónima, patente na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto até ao próximo dia 22 de fevereiro, será apresentado ao público a 18 de fevereiro, a partir das 18h00, no próprio “cenário” da exposição (Auditório da Casa Comum).
Publicado pela U.Porto Press, na sua coleção Concertina, este catálogo revela os sete textos do escritor Gonçalo M. Tavares que estiveram na base de sete esculturas da artista plástica Sílvia Patrício.
A apresentação de 7 contos esculturas ficará a cargo de Pedro Eiras, escritor premiado, professor de Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigador do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa.
A entrada é livre.
DOS CONTOS DE GONÇALO M. TAVARES ÀS ESCULTURAS DE SÍLVIA PATRÍCIO
O ponto de partida para a criação artística foi um convite de Sílvia Patrício a Gonçalo M. Tavares, no sentido de que o escritor lhe apresentasse sete contos, para que deles fizesse arte.
E assim foi: Sílvia Patrício transformou duplamente os contos do escritor, criando sete desenhos a tinta da china e sete esculturas de bronze e madeira.
O catálogo 7 contos esculturas detalha os contos, desenhos e esculturas da exposição.
Cada obra é enquadrada por um título com uma palavra só.
“Dança” surge associado a “Uma mulher e um homem, os dois completamente nus, dançam no meio de uma sala”. Gonçalo M. Tavares detalha a narrativa, descrevendo “os dois corpos muito juntos”, que “Estão nus e dançam”.

Em “fotografia” é apresentado “Um homem com uma máquina fotográfica”, que pede à mulher para “se virar na direção dele”, surpreendendo-a depois com “duas estaladas no mesmo lado da cara”.
Há, também, o “anjo”, “máscara”, “procura”, “piano”…
7 contos esculturas está disponível na loja online da U.Porto Press, com 10% de desconto e portes grátis.
O ESCRITOR E A ARTISTA PLÁSTICA
Gonçalo M. Tavares é professor universitário e escritor, autor de uma vasta obra, traduzida em mais de sessenta países. Com obras distinguidas em diversos países, tem recebido inúmeros prémios, entre os quais o Oceanos, um dos mais relevantes prémios de língua portuguesa (premiado em três de seis nomeações), Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores, Prémio LER/Millennium BCP, Prémio José Saramago, Prémio Revelação de Poesia e Grande Prémio de Conto “Camilo Castelo Branco” da Associação Portuguesa de Escritores, Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa, Prémio Branquinho da Fonseca (Gulbenkian e Jornal Expresso), Prémio Vergílio Ferreira, Prix du Meilleur Livre Étranger (França), Belgrade Poetry Award (Sérvia) ou International Prize of Triest (Itália).
Sílvia Patrício nasceu em Vincennes, França, em 1974. É artista plástica formada pela Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha (2000). Realiza exposições individuais e coletivas desde 1997.
Ao longo dos anos tem realizado encomendas nas áreas de pintura, escultura e peças de integração arquitetónica. As suas obras estão presentes em coleções públicas e privadas.
NOTA: Este lançamento foi cancelado por motivo a que a U.Porto Press é alheia. Pedimos desculpa pelo facto.