110 Anos, 110 Poetas. Antologia comemorativa dos cento e dez anos da Universidade do Porto é uma das mais recentes novidades editoriais da U.Porto Press. No ano em que a Universidade completa cento e dez anos, esta antologia celebra-os pelas palavras de nomes incontornáveis como Agustina Bessa Luís, Adolfo Casais Monteiro, António Gedeão, David Mourão-Ferreira, Eugénio de Andrade, Jorge de Sena ou Vasco Graça Moura, mas também de autores emergentes. Muitos dos poemas são inéditos.
Esta obra contou com a organização de Isabel Morujão, doutorada em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP/U.Porto) e, atualmente, docente do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos da mesma faculdade. Isabel Morujão integra, ainda, o Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço & Memória” (CITCEM), sediado na FLUP e é colaboradora do Centro de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra.
SOBRE A OBRA
Tal como Isabel Morujão começa por referir no prefácio a esta obra, “É a primeira vez que uma Universidade portuguesa publica um livro de poesia para assinalar o aniversário da sua fundação, com a significativa particularidade de os seus textos serem exclusivamente da autoria de poetas que, em algum momento do seu percurso de vida, cruzaram a sua história com a história da sua Universidade”. Na verdade, todos os poetas que deram o seu contributo para esta antologia são ou foram alumni e/ou docentes da U.Porto.
“É este, pois, um livro especial e singular, construído com a prata da Casa (…)”, nas palavras da organizadora da publicação.
A obra nasceu de um convite dirigido a poetas de diferentes gerações – desde a dos alunos do primeiro curso da U.Porto, iniciado em 1911, até à dos atuais estudantes – tendo-lhes sido pedido (ou aos seus herdeiros, no caso dos poetas já falecidos) que selecionassem um dos seus poemas, inédito ou já publicado. “E foi desta dinâmica de seleção, a partir das entranhas da própria poesia, representada na pessoa de cada poeta, que surgiu a antologia que agora se publica sob a chancela da U.Porto Press, com duas vertentes fundamentais: ser representação de vozes poéticas atuantes e decisivas na poesia portuguesa dos séculos XX e XXI na esfera da Universidade do Porto e, por esse facto, constituir expressão desta identidade coletiva, simultaneamente singular e plural”, afirma Isabel Morujão.
Este título pode ser adquirido na loja online da U.Porto Press.