“Museu da Língua Portuguesa tem data para reabertura após cinco anos fechado”

Antes previsto para ser reaberto no primeiro trimestre de 2021, o Museu da Língua Portuguesa tem uma nova data oficial de reinauguração. De acordo com Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura do governo de São Paulo, o prédio histórico voltará a receber o público no dia 17 de julho.

Até lá, a previsão é que a instituição passe por um espécie de esquenta -ou de “soft opening”-, com programação online e visitas para alunos de escolas públicas.

O museu está fechado desde 2015, quando pegou fogo durante duas horas, o que causou a morte de um bombeiro civil. As chamas destruíram o segundo e terceiro andares, e a reforma custou R$ 84 milhões, divididos entre a iniciativa privada, o governo do estado de São Paulo e a seguradora.

O local está praticamente pronto, com a restauração e a ampliação concluídas. As exposições também já estão montadas, e a conexão direta com a estação da Luz foi finalizada -agora falta apenas a iluminação externa do prédio. Sá Leitão diz que a decisão de atrasar a reinauguração para o segundo semestre está relacionada à pandemia.

“A expectativa é que, com a evolução da vacinação e a contenção da pandemia, a gente esteja em julho na fase verde ou amarela [do plano estadual de quarentena], quando já conseguiremos ter 60% de capacidade, o que é mais adequado para receber a nossa demanda”, afirma o secretário.” (fonte: Blogue do IILP)

Hiperligação para a notícia completa