O Museu Virtual da Lusofonia – no Google Arts and Culture, uma plataforma de cooperação académica, cultural e artística, em língua portuguesa

“Em 2017, o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho, criou o Museu Virtual da Lusofonia. O Museu é um instrumento de cooperação académica, em ciência, ensino e artes, no espaço, físico e virtual, dos países de língua portuguesa e das suas diásporas, que se estende também à Galiza, a Macau e a Goa. Reúne, num esforço comum, Universidades, com projetos de investigação e de ensino pós-graduado, assim como associações culturais e artísticas, e ainda de indústrias culturais.

Em setembro de 2020 ficou disponível na plataforma Google Arts & Culture, contando com 45 exposições virtuais multimédia, 256 obras de arte, 112 fotografias, 98 programas de rádio, 19 filmes e dois documentários sobre os países de língua oficial portuguesa.
A cerimónia do lançamento do Museu no Google Arts and Culture realizou-se no Museu Nogueira da Silva e contou com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, com o Reitor da Univeridade do Minho, Rui Vieira de Castro, e com a diretora de Políticas Públicas do Google.
Procurando problematizar as influências do passado colonial no presente, o Museu Virtual da Lusofonia propõe-se desconstruir os equívocos do centralismo português, quando se trata hoje de cooperação académica, pedagógica e científica, e também de cooperação artística e cultural nos países de línga portuguesa e suas diásporas. O Museu Virtual da Lusofonia é, pois, um instrumento de mediação tecnológica, que está solidamente comprometido com a promoção do conhecimento, por parte dos países lusófonos, das suas inúmeras formas de expressão artística e cultural, preservando e difundindo internacionalmente o seu património. A sua equipa é apoiada por profissionais da educação e dos média, agentes culturais e artísticos, historiadores, sociólogos, antropólogos, editores, políticos e investigadores de Comunicação, que realizam o levantamento e a análise de todas as obras expostas.
O Museu Virtual da Lusofonia apresenta obras diversas (fotografias, registos sonoros, como programas de rádio, registos audiovisuais, textos, músicas, registos dos patrimónios arquitetónico e etnográfico), desenvolvidas e cedidas ao museu por artistas, colecionadores e académicos. Do ponto de vista da cooperação académica, a equipa do Museu disponibiliza o seu perfil público na plataforma do Google Académico, partilhando internacionalmente a sua produção científica.” (fonte: Blogue do IILP)

Hiperligação para a notícia completa