Conteúdo destinado a estudantes
- Sobre Nós
- Regulamentos
-
Serviços de IT
- Acessibilidade e Pessoas com Deficiência
- Aplicações Web
- Apoio ao Ensino
- Arquivos, Bibliotecas e Repositórios
- Cartão U.Porto
-
Contas e Passwords
- Alojamento Web
- Alterar/Recuperar Password
- Autenticação Federada
- Configurar Forwarding no Microsoft Outlook 365
- Conta de Email (Docentes e Funcionários)
- Conta de Email (Estudantes)
- Google for Education
- HPC e Grid Computing
- Máquinas Virtuais para apoio ao Ensino e Investigação
- Microsoft Office 365 (Docentes e Funcionários)
- Microsoft Office 365 (Estudantes)
- Serviço de Email
-
Impressão
- Autenticar-se nos Equipamentos de Impressão
- Carregar Quota
- Copiar
- Digitalizar
- Impressão Web
- Imprimir (Libertar Trabalhos nos Equipamentos de Impressão)
- Imprimir a Partir de Equipamentos Institucionais (Utilização do PaperCut MF Client)
- Imprimir a Partir de Equipamentos Pessoais (Instalação do Mobility Print)
- Imprimir a Partir de Equipamentos Pessoais com Sistema Operativo Linux (Instalação do Mobility Print)
- Preçário
- Serviço de Impressão
- Website do Serviço de Impressão
-
Redes e Conetividade
- Comunicações Móveis
- Rede com Fio (LAN)
- Telefonia (VoIP)
- VPN - Android (Configuração Manual)
- VPN - Android (Configuração Manual FEUP: SSL Check Point® Capsule)
- VPN - iOS (Configuração Automática)
- VPN - iOS (Configuração Manual)
- VPN- iOS (Configuração Manual FEUP: SSL Check Point Capsule)
- VPN - Mac (Configuração Automática)
- VPN - Mac (Configuração Manual)
- VPN - Mac (Configuração Manual FEUP: SSL Check Point Endpoint)
- VPN - Windows (Configuração Automática)
- VPN - Windows 10 (Configuração Manual)
- VPN - Windows 10 (Configuração Manual FEUP: SSL Check Point Capsule)
- VPN - Windows 10 e 11 (Configuração Manual ICBAS e FFUP: SSL Check Point Endpoint)
- VPN - Windows 7 (Configuração Manual)
- VPN - Ubuntu (Configuração Manual)
- VPN - Ubuntu (Configuração Manual FEUP: PPTP)
- Wi-Fi
-
Sistema de Informação
- Aceder à Página Pessoal
- Aceder às Fichas das Unidades Curriculares
- Atualizar Dados Pessoais
- Autenticação (Login)
- Configurar Página Pessoal
- Confirmar Dados Pessoais
- Consultar Conta Corrente
- Consultar Horário Escolar
- Consultar Percurso Académico
- Consultar Situação de Prescrição
- Gerar Declaração Multiusos
- Inserir/Alterar Fotografia
- Integração de Unidades Curriculares com o Moodle e o Microsoft Teams
- Solicitar Certidão
- Solicitar Certidão Digital
- Solicitar Passe [email protected]
- Software
-
Cibersegurança
- Reportar Incidente
-
Segurança Informática e Privacidade
- Antivírus
- Auditorias de Segurança Informática
- Certificados Digitais de Clientes - Assinar Mensagem de Email
- Certificados Digitais de Clientes - Assinatura Digital de Documentos (Assinatura Digital Não Qualificada)
- Certificados Digitais de Clientes - Instalação
- Certificados Digitais de Clientes - Obter um Certificado
- Certificados Digitais de Clientes - Revogação
- Certificados Digitais para Servidores
- Políticas e Boas Práticas
- Proteção de Dados
- Tutoriais
- Ajuda e Suporte
- Contactos
Solicitar Passe [email protected]
A U.Porto tem uma parceria com os TIP (Transportes Intermodais do Porto), nomeadamente na renovação do perfil Andante sub23 de forma digital, incluindo os documentos necessários que são também validados digitalmente.
Para os casos em que é necessária uma declaração para entregar nas empresas de transporte que não fazem parte dos TIP, ou para os estudantes que não têm Andante, é possível solicitar uma Declaração para o Passe [email protected] através do Sistema de Informação.
-
Autentique-se no Sistema de Informação;
-
Aceda à sua página pessoal;
-
Selecione o Curso/Ciclo de Estudos que está a frequentar;
-
Escolha a opção lateral “Certidões/Certificados”;
Solicitar certidões/certificados
-
Poderá ver o estado das certidões já solicitadas e, pela opção lateral “Novo Pedido”, solicitar uma nova certidão;
Pedir certidões
-
Dependendo do contexto da página de estudante, curso ou ciclo de estudos, verá os tipos de certidões que pode solicitar;
Ver tipos de certidões
-
Selecione a opção "Passe [email protected]" e clique no botão "Seguinte";
-
No formulário, selecione o formato digital e clique no botão "Seguinte";
Selecionar formato digital
-
Depois do documento estar devidamente assinado pelos Serviços Académicos, ficará disponível na área "Estado dos Certificados Pedidos". Poderá depois descarregar o ficheiro com a declaração;
Estado dos Certificados Pedidos
-
Note ainda que, neste momento, o SIGARRA apenas permite um pedido deste tipo de declaração por estudante.
Para mais informações:
Unidade de Apoio e Consultadoria
E-mail: [email protected]