Avançar para conteúdo principal

Perguntas Frequentes

Encontre nesta página os esclarecimentos para as questões mais colocadas sobre o Cartão U.Porto.

  1. Vá ao SIGARRA da sua Faculdade/Unidade Orgânica e autentique-se;
  2. Vá à sua página pessoal (clique no seu nome/foto no campo superior direito) e escolha a opção do menu do lado direito que diz "Cartão U.PORTO";
  3. Nessa página, clique no botão "Solicitar Cartão";
  4. Escolha se pretende a opção bancária ou não bancária;
  5. Dirija-se ao stand da Caixa Geral de Depósitos (CGD) na sua Faculdade (confirme os dias e locais junto dos serviços da Faculdade ou visitando o portal Welcome da U.Porto), ou a uma sucursal da CGD (consulte também a pergunta "Quais são as sucursais da CGD disponíveis para fazer o pedido do Cartão U.Porto?").

Note que o pedido só é realmente efetuado quando for atendido na CGD.

Para pedir o seu cartão, deve dirigir-se ao stand da CGD que estará na sua Faculdade, durante as atividades de receção. Se pretender a versão bancária, deve previamente dar permissão para a U.Porto transmitir dados extra para a CGD. Isto permite acelerar o processo no stand. Se não fez na altura e pretende fazer agora, siga os passos da pergunta “O que devo fazer para requisitar o Cartão U.Porto?”.

Fora deste período, deve dirigir-se a uma sucursal da CGD, preferencialmente uma associada à sua Faculdade.

Os estudantes internacionais de grau (excluem-se os de mobilidade) terão de dirigir-se a uma sucursal CGD, não sendo possível solicitarem os seus cartões nos stands CGD que se encontram nas suas faculdades.

Se é um/uma estudante de mobilidade, será contactado/contactada para levantar o seu cartão junto do Serviço de Relações Internacionais da Reitoria da U.Porto.

Embora o pedido possa ser feito em qualquer sucursal da CGD, as sucursais listadas abaixo são as preferenciais, uma vez que já estão preparadas para este processo.

  • FADEUP - Areosa (Costa Cabral);
  • FAUP - Boavista
  • FBAUP - Soares dos Reis
  • FCNAUP - Bessa
  • FCUP - Bessa
  • FDUP - Gonçalo Cristóvão
  • FEP - Damião de Góis
  • FEUP - Damião de Góis
  • FFUP - Carlos Alberto
  • FLUP - Boavista
  • FMDUP - Damião de Góis
  • FMUP - Damião de Góis
  • FPCEUP - Areosa (Costa Cabral)
  • ICBAS - Carlos Alberto
  • Reitoria - Agência Central (Pr. D. João I)
  • SASUP - Agência Central (Pr. D. João I)

Consulte a localização das agências da CGD.

A Universidade do Porto - em conjunto com a CGD - está a trabalhar no sentido de desmaterializar o pedido do cartão U.Porto, digitalizando todos os passos do processo. Atualmente, contudo, será necessário finalizar a solicitação junto dos stands/sucursais da CGD.

Os serviços nas Faculdades/UO podem, em casos de última necessidade, providenciar cartões temporários. Esses cartões não serão atribuídos indiscriminadamente, mas apenas em casos urgentes devidamente definidos. Note-se que estes cartões não servem de identificação.

Em caso de necessidade, deverá contactar os serviços da sua Faculdade/UO.

Para poder comprovar que é estudante da U.Porto, deverá utilizar a Declaração Multiusos. Saiba como obter a declaração multiusos através do SIGARRA.

Não. Os cartões existentes do parceiro antigo continuam válidos na U.Porto, mesmo que a data indicada no cartão tenha expirado. Assim sendo, não é necessário efetuar a sua troca.

O objetivo será trocar todos os cartões de identificação, mas esse processo será efetuado mais tarde.

A CGD indicou que não haverá diferenças temporais no processo de emissão dos diferentes cartões.

O cartão com vertente bancária é enviado diretamente para a morada associada à conta bancária.

O cartão sem vertente bancária é enviado para a U.Porto e recolhido pelo membro U.Porto na sua Faculdade/UO.

Para mais informações:

Unidade de Segurança de Informação
E-mail:
[email protected]