Ainda assim, nem sempre se dá a devida importância a este assunto. Em muitos casos, opta-se por usar passwords curtas, por serem mais fáceis de recordar e de escrever. Mas, se pensares bem, uma palavra-passe é como a fechadura da tua casa. Quanto mais fraca, mais vulnerável ficas às tentativas de assalto. Neste artigo, partilhamos contigo seis dicas para usares e gerires as tuas palavras-passe de forma segura, e assim aumentares o grau de certeza quanto à preservação da tua privacidade.
Seis dicas úteis
Autenticação dupla (por dois fatores)
A expressão parece complexa, mas é fácil de perceber. Quando ativas a opção de entrar numa determinada conta através de “dois fatores”, estás a adicionar mais uma camada de segurança a esse acesso. No fundo, em vez de te limitares a inserir uma password, precisas de confirmar a tua identidade através de outra medida, que pode ser, por exemplo, um código enviado para o teu telemóvel.
Uso de um gestor de palavras-passe
Sabemos que usar uma palavra-passe complexa e longa pode ser mais difícil em termos de memorização, mas tens uma grande ajuda ao teu alcance: gestores de passwords. Estas ferramentas permitem centralizar, de forma segura, todas as tuas palavras-chave, para diferentes contas, num único espaço. É uma espécie de cofre virtual que contém todas as tuas passwords, para que não precises de decorá-las. Além disso, estes gestores criam, de forma automática, palavras-passe com base nos critérios que vais conhecer de seguida, o que reforça ainda mais a tua segurança.
Diferentes tipos de caracteres
Quando criares uma palavra-passe, certifica-te de que diversificas a senha com diferentes estilos de caracteres. Recorre a letras maiúsculas e minúsculas, mas, também a caracteres não-alfabéticos, como os símbolos “#”, ou “*”, por exemplo, e os sinais de pontuação.
Comprimento suficiente
As passwords longas são as mais seguras, especialmente se aplicares a dica anterior. Opta por criar palavras-passe com um mínimo de 14 caracteres. Para facilitar, podes, por exemplo, recorrer a uma frase que seja fácil de memorizar e insere caracteres especiais em cada palavra.
Para diferentes contas, diferentes passwords
Uma palavra-passe única, mesmo que seja muito segura, não basta. Para cada conta que tens online, deves usar uma password diferente. É que, se aplicares sempre a mesma em diferentes acessos, um potencial extravio de uma conta poderá significar o mesmo no caso de outras em que tenhas a mesma password.
Nunca partilhar
Pode ser uma prática tentadora, mas a partilha de passwords representa um risco sério. Ao revelares a tua palavra-passe a alguém, mesmo que a pessoa seja da tua confiança, estás a aumentar a probabilidade de a password ser espalhada continuamente. A única forma de garantires na totalidade a proteção dos teus dados e das tuas contas pessoais é manteres a tua password exclusivamente guardada para ti.