Avançar para conteúdo principal

Serviços de Conservação

Oficina de Conservação e Restauro de Documentos Gráficos

Na Oficina de Conservação e Restauro de Documentos Gráficos tratamos uma grande variedade de documentos, os quais incluem:

  • Desenhos a grafite, carvão, sanguínea
  • Aguarelas
  • Guaches
  • Têmperas
  • Gravuras
  • Pastéis
  • Desenhos de arquitetura e sua cópias
  • Mapas impressos ou desenhados
  • Documentos impressos ou manuscritos
  • Efémera
  • Livros

A escolha dos tratamentos a executar depende não só da condição do objeto, mas também de outros fatores, como o seu uso futuro, as condições de armazenamento ou exibição, o seu conteúdo estético ou histórico e o orçamento do cliente.

Os tratamentos mais comuns incluem: limpeza mecânica superficial, remoção de fitas-adesivas, remoção de sistemas de acondicionamento de qualidade inferior, consolidação de elementos em destacamento, tratamentos aquosos para remover compostos ácidos, produtos de descoloração e manchas, reposição de uma reserva alcalina no suporte, consolidação de rasgões, preenchimento de lacunas e construção de sistemas de acondicionamento adequados aos objetos em questão.

Os tratamentos propostos têm como principal objetivo estabilizar e prolongar o tempo de vida dos objetos.