Avançar para conteúdo principal

Ecossistema de investigação

O ecossistema de investigação da U.Porto, na sua excelência e diversidade, abrange todos os domínios do conhecimento científico com uma franca aposta na heterogeneidade de estruturas e parcerias intrainstitucionais.

O ecossistema de I&D da U.Porto é constituído por Unidades Orgânicas (UOs), ou Faculdades, que compõem as unidades de ensino e I&D+i da Universidade, juntamente com Institutos de Investigação associados (IIs), nas quais participam por vezes outras entidades públicas e privadas. Estas UOs e IIs albergam Unidades de Investigação (UIs) avaliadas pela FCT, a par de Centros Funcionais e de Competência, que têm como função agregar conhecimentos e competências existentes na U.Porto e prestar serviços de apoio a atividades de I&D+i em diversas áreas de conhecimento científico.

Na ligação ao exterior, a U.Porto participa em Centros Académicos e Clínicos, Laboratórios Associados (LAs) e em Laboratórios Colaborativos (CoLABs), a par de Infraestruturas de Investigação, que integram o Roteiro Nacional das Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE).

Em que domínios científicos nos movemos?


As Unidades de Investigação do ecossistema de I&D da U.Porto primam pela multidisciplinariedade, alinhando com os domínios de atividade científica avaliados pela FCT (exercício de avaliação 2017/2018). A excelência das equipas de investigação e respetiva produção científica, apoiadas por infraestruturas de reconhecida qualidade, permitem o desenvolvimento de investigação inovadora, ativamente contribuindo para o progresso científico.

Áreas Científicas PT

Como contribuímos para o desenvolvimento sustentável?


A U.Porto mantém ainda um rigoroso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, incorporando estas metas na prossecução dos seus objetivos estratégicos e apoiando o desenvolvimento sustentável através do ensino, da investigação e da promoção de projetos científicos inovadores. Na imagem à direita, mostramos o alinhamento da investigação desenvolvida pelas Unidades de I&D aos ODS.

ODS