- Concurso para a Bolsa de Colaboradores
- Cheques Psicólogo e Nutricionista
- Publicação Do Despacho nº014_DIR_24: Apoio a Atividades Propostas Pelas Comissões De Residentes
- Publicação Do Despacho nº013_DIR_24: Reuniões Entre Comissões De Residentes
- Inscrições para Mentores/as Residências SASUP - 24/25
- Alteração ao Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior
- Candidatura a Bolsas de Estudo para Estudantes do Ensino Superior (2024/2025)
Snack-bar de Ciências estará encerrado no dia 14 de fevereiro de 2025
Snack-bar de Ciências estará encerrado no dia 14 de fevereiro de 2025
Informamos que, para a realização de uma intervenção técnica urgente, o Snack-bar de Ciências estará encerrado no dia 14 de fevereiro de 2025 (sexta-feira).
Lamentamos os transtornos causados.
We inform you that, due to an urgent technical intervention, Sciences Snackbar will be dose on February l4th.
We apologize for any inconvenience caused.
Concurso para a Bolsa de Colaboradores
Ano Letivo 2024/2025 (2º Semestre)
Avisam-se todos os estudantes da Universidade do Porto que se encontra aberta a candidatura a bolsas de colaboração, no âmbito do Fundo de Apoio Social da Universidade do Porto (FAS), modalidade de apoio social que visa possibilitar a sua participação em atividades, projetos e ações das unidades orgânicas, serviços autónomos ou serviços centrais da U. Porto, mediante a atribuição de uma compensação monetária proporcional ao número de horas de colaboração prestada.
O Regulamento do FAS fixa os procedimentos e normas gerais para a atribuição de bolsa de colaboração, podendo ser consultado no site dos SASUP – Link:
https://www.up.pt/portal/pt/sasup/bolsas/fundo-apoio-social/
A admissão na Bolsa de Colaboradores não implica, porém, a atribuição imediata de um apoio ou a garantia de participação em qualquer atividade. Caso exista a necessidade de um estudante colaborador, o processo de seleção obedecerá aos critérios cumulativos regulamentados.
Condições de admissão:
. Estar inscrito na Universidade do Porto (1º, 2º ciclo e mestrado integrado);
. Ter um rendimento anual per capita, do próprio ou do agregado em que se insere, não superior a 27 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais fixado para o ano em curso (14.107,50€)
Critérios (cumulativos) de seleção e seriação:
. A situação económica, tendo prioridade de acesso os estudantes economicamente mais carenciados;
. O perfil do candidato, através da avaliação curricular e experiência, podendo ser realizada uma entrevista.
Valor da bolsa de colaboração:
5,22€ (cinco euros e vinte e dois cêntimos) por hora de serviço prestado.
Prazo de candidatura:
De 31 de janeiro a 14 de fevereiro de 2025.
Documentos obrigatórios:
. Curriculum Vitae;
. Declaração de Rendimentos do próprio e/ou do agregado familiar (ano civil anterior) - Modelo 3 IRS ou Prova de Isenção;
. Declaração sob compromisso de honra, a esclarecer o modo de subsistência do agregado familiar, caso não apresente IRS e/ou rendimentos no ano civil e/ou não se encontre esclarecida a subsistência do agregado familiar;
. Documento comprovativo do IBAN;
. Comprovativo de inscrição na Universidade do Porto (print do Sigarra).
A candidatura deverá ser formalizada através do link: https://forms.office.com/e/KzApz3mz4B
CHEQUES PSICÓLOGO E NUTRICIONISTA
Tendo a Universidade do Porto aderido ao programa Cheques Psicólogo / Nutricionista, podem os seus estudantes utilizar esta medida criada pelo Ministério da Juventude e Modernização e Ministério da Educação, estando a Direção-Geral do ensino Superior configurada como coordenadora.
Aos Serviços de Ação Social (SASUP) compete assegurar a atribuição e gestão dos cheques, desde logo pela confirmação da condição de estudante da Universidade do Porto.
Os cheques devem ser solicitados em formulário específico criado no portal https://www.gov.pt/
Confirmada a atribuição, os estudantes vão poder escolher, na plataforma, o profissional com o qual querem marcar consulta.
O apoio contempla a atribuição progressiva até 12 cheques em Psicologia e 6 em Nutrição.
Os primeiros 2 cheques Psicólogo (2 sessões) e o primeiro cheque Nutricionista (1 sessão) destinam-se ao processo de avaliação e diagnóstico, onde o profissional de saúde determina se o estudante preenche os critérios de acesso à medida.
Se verificadas, pelo prestador, as condições de atribuição, os SASUP, em função das indicações recebidas, progressivamente e em função dos agendamentos pelo prestador, atribuem os cheques para as sessões subsequentes (poderão não totalizar o número máximo pré-definido).
O benefício ou exclusão no acesso obedece a critérios clínicos avaliados pelo prestador aquando da receção do pedido de agendamento.
Recomenda-se a leitura da informação disponibilizada pela DGES no conjunto de FAQ disponível no portal https://www.gov.pt/ .
Publicação Do Despacho nº014_DIR_24: Apoio a Atividades Propostas Pelas Comissões De Residentes
Publicação Do Despacho nº014_DIR_24: Apoio a Atividades Propostas Pelas Comissões De Residentes
Informamos que foi publicado o Despacho n.º014_DIR_24_Apoio a Atividades propostas pelas Comissões de Residentes. Do qual, em suma, destacamos o seguinte:
- As Comissões de Residentes das Residências Universitárias da U. Porto podem propor atividades sociais, culturais e recreativas aos SASUP, visando o bem-estar e a integração dos residentes. As propostas devem ser enviadas por e-mail ao Dirigente do Serviço de Alojamento dos SASUP, seguindo o princípio da legalidade.
- O Dirigente avaliará e decidirá sobre as propostas no prazo máximo de 10 dias úteis. Em caso de aprovação, os SASUP apoiarão as atividades com até 300,00 € para residências com mais de 100 residentes e até 225,00 € para residências com menos de 100 residentes.
Este despacho entra em vigor a 1 de setembro de 2024 .
Publicação Do Despacho nº013_DIR_24: Reuniões Entre Comissões De Residentes
Publicação Do Despacho nº013_DIR_24: Reuniões Entre Comissões De Residentes
Informamos que foi publicado o Despacho n.º013_DIR_24_Reuniões entre Comissões de Residentes, que determina a criação de um fórum de debate entre as diversas Comissões de Residentes das Residências Universitárias da U.Porto. Estas Reuniões, de carácter informal, serão promovidas pela Direção dos Serviços de Alojamento dos SASUP, por sua iniciativa ou a solicitação da maioria das Comissões de Residentes em atividade e decorrerão em local a designar pelo Serviço de Alojamento.
INSCRIÇÕES PARA MENTORES/AS RESIDÊNCIAS SASUP - 24/25
INSCRIÇÕES PARA MENTORES/AS RESIDÊNCIAS SASUP - 24/25
Certamente que já ouviste falar na Mentoria U.Porto e na Mentoria Residências e já poderás mesmo estar a participar ou ter participado nela como mentor/as ou mentorado/a ou estado presentes em diferentes atividades. Prestes a finalizar este ano letivo e já a pensar no próximo, chegou a altura de te convidarmos a renovar a tua participação no Programa ou a inscreveres-te, pela 1ª vez, como Mentor/a. Gostávamos muito de poder contar contigo! Basta preencheres o formulário: https://forms.gle/ytA4oc4Zvmd2uCZe6
A Mentoria U.Porto é um programa institucional de acolhimento, integração e vivências democráticas e solidárias na Universidade, criado pela U.Porto em 2019 e presente, hoje, em 13 das suas Unidades Orgânicas, em mais de 100 Ciclos de Estudo e em 3 Residências Universitárias, envolvendo mais de 5200 estudantes e de 100 docentes .
No próximo ano letivo prevê-se a possibilidade de alargamento da Mentoria U.Porto a todas as Residências Universitárias dos SASUP, permitindo o apoio e acompanhamento mais próximo de todos os/as novos/as residentes, os/as Mentorados/as, pelos atuais residentes que queiram participar na Mentoria, inscrevendo-se como Mentores/as, mas também a dinamização de iniciativas que possam envolver estudantes de todas as Residências, fomentando laços de convívio e de solidariedade entre todos.
A Mentoria U.Porto está aberta a todos/as os/as estudantes, nacionais e internacionais, que nela queiram participar, voluntariamente, contribuindo para o bem-estar na Universidade, para o sucesso académico e o desenvolvimento de conhecimentos, saberes e competências transversais dos estudantes que nela participam.
Espera-se dos/as Mentores/as um grande sentido de responsabilidade e de compromisso ético e solidário com a Mentoria e com os/as respetivos/as Mentorados/as.
Se és residente numa das Residências Universitárias SASUP e se tens vontade de participar no Programa de Mentoria e fazer a diferença na tua Residência e na U.Porto, inscreve-te (mesmo que já tenhas sido Mentor/a anteriormente ou que te tenhas inscrito como Mentor/a na tua faculdade).
Após a tua inscrição serás informado da data de realização de um 1º Seminário de formação de Mentores/as das Residências, no qual a tua presença será imprescindível.
A tua participação contribui para uma U.Porto ainda melhor!
Contamos contigo!
Alteração ao Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior
Informamos que foi publicado o Despacho n.º 7253/2024, 2.ª série, de 3 de julho, que altera o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior.
As alterações introduzidas são, em suma, as seguintes:
- Isenção dos rendimentos dos trabalhadores-estudantes até 14 vezes da retribuição mínima mensal garantida, para efeitos do cálculo do rendimento per capita na candidatura à atribuição de bolsa;
- Possibilidade de atribuição de complemento de alojamento até 50% dos limites fixados para cada área geográfica para estudantes deslocados não bolseiros, com rendimentos per capita entre 23 e 28 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS);
- Atualização dos valores limites dos complementos de alojamento face ao ano letivo anterior, em função do aumento do Indexante dos Apoios Sociais.
Candidatura a Bolsa de Estudo para Estudantes do Ensino Superior (Ano Letivo 2024/2025)
A candidatura a bolsa de estudo deverá ser submetida apenas por via eletrónica, na plataforma BE-ON da Direção-Geral do Ensino Superior.
Prazos de submissão da candidatura:
O requerimento de atribuição da bolsa de estudo para um ano letivo deve ser submetido:
- Entre 25 de junho e 30 de setembro;
- Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro;
- Nos 20 dias úteis subsequentes à emissão de comprovativo de início de estágio por parte da entidade que o faculta no caso de licenciados ou mestres que estejam a realizar estágio profissional.
Ocorrendo a inscrição antes de 30 de setembro o estudante dispõe sempre de um prazo de 20 dias úteis para submeter o requerimento, mesmo que esse prazo ultrapasse o dia 30 de setembro. Consulte as datas limite para submissão dos requerimentos que se enquadrem nesta situação.
O requerimento pode ainda ser submetido entre 1 de outubro e 31 de maio, sendo, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir proporcional ao valor calculado nos termos do presente regulamento, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio.
Consulte o regulamento da DGES.
Credenciais (código de utilizador e palavra-chave) de acesso à área reservada:
- Se é estudante da U.Porto e tem credenciais de acesso:
Se já concorreu a bolsa de estudo em anos letivos anteriores, utilize as credenciais que lhe foram atribuídas.
Caso não as tenha, pode fazer a recuperação das credenciais.
- Se é estudante da U.Porto e não tem credenciais de acesso:
Preencha (apenas partir de 25 de junho) o formulário on-line (Pré-registo a Bolsa de Estudo) e as credenciais serão enviadas para o e-mail indicado.
Se é candidato ao concurso nacional de acesso e declarou que pretendia concorrer à atribuição de uma bolsa de estudo, deve utilizar o link que lhe foi enviado por correio eletrónico, na «Notificação de receção de candidatura» ao concurso nacional de acesso. Se não recebeu o e-mail ou o link não funcionar poderá obter as credenciais para aceder à candidatura a bolsa de estudo.