Numa organização conjunta entre o Instituto Confúcio na Universidade do Porto e o Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa, esta é uma exposição que dá a conhecer os trajes, as personagens, os gestos, as músicas e os cenários da Ópera de Pequim.
Em colaboração com a Casa Comum, o ICUP celebrou o Dia Internacional da Língua Chinesa com um concerto de Lu Yanan, instrumentista e vocalista chinesa radicada em Portugal há cerca de 20 anos e uma conhecida divulgadora da tradição musical de uma civilização que tem mais de 5 000 anos de existência.
Documentário com Lu Yanan e Rão Kyao sobre os seus percursos e os possíveis diálogos musicais entre Portugal e China.
O documentário apenas está disponível em pen USB. Os interessados deve contactar-nos através do e-mail [email protected].
A Dra. Dong Xiaoyan, formada em Medicina Tradicional Chinesa pela Tianjin University, compartilhou conhecimentos básicos da Medicina Tradicional Chinesa. Apresentou a acupuntura, a vacuoterapia e as ervas medicinais chinesas, destacando como podem aliviar a dor. Na sequência dessas atividades, houve uma sessão prática onde a Dra. Dong fez diagnósticos e ofereceu tratamentos de acupuntura e vacuoterapia aos participantes.
Em colaboração com a Casa Comum, a instrumentista e vocalista chinesa Lu Yanan encantou-nos com um recital de pipa e guzheng, inspirado na música tradicional chinesa.
As comemorações do Centenário de Maria Ondina Braga abrigaram uma conferência sobre a presença de Macau na vida e obra da autora, apresentada pela investigadora e professora da Universidade de Macau, Dora Nunes Gago. O evento ainda incluiu um concerto de música com Lu Yanan e Rão Kyao.