Avançar para conteúdo principal

Bolsa de Estudo Embaixador da China 2025

No intuito de promover o desenvolvimento do relacionamento amistoso entre a China e Portugal, a Embaixada da China em Portugal lançou a iniciativa “Bolsa de Estudo Embaixador da China” em 2023, para incentivar os estudantes portugueses na aprendizagem da língua e cultura chinesas e permitir que mais jovens portugueses conhecessem a China.

2025 será o 20 º aniversário do estabelecimento da parceria estratégica global entre a China e Portugal, é lançada a 3ª edição da “Bolsa de Estudo Embaixador da China”, uma bolsa por mérito, para que todos os estudantes de nacionalidade portuguesa sejam bem-vindos na apresentação da sua candidatura.

I. Plano da Bolsa

A “Bolsa de Estudo Embaixador da China 2025” planeia atribuir financiamento a 20 estudantes de nacionalidade portuguesa, com matrícula ativa num dos ciclos do ensino superior. Existem 3 escalões da Bolsa: 1º, 2º e 3º.

II. Condições de candidatura

  1. O candidato deverá ser estudante de nacionalidade portuguesa, matriculado num dos ciclos do ensino superior, com a idade entre os 18 e os 30 anos;
  2. O candidato e os seus pais não deverão ter o chinês como língua materna;
  3. O candidato deverá estar a frequentar um curso relacionado com a língua, cultura, história da China ou outras áreas de estudos chineses, com excelente comportamento moral e desempenho académico; será dada prioridade aos candidatos que tenham conhecimento de língua chinesa.
  4. Será dada prioridade aos candidatos que tenham participado no concurso Chinese Bridge, competições de caligrafia chinesa, e competições de canções em chinês.

III. Documentos solicitados

  1. Ficha de Candidatura à “Bolsa de Estudo Embaixador da China 2025”, a ser preenchida em chinês ou inglês;
  2. Certificado de Frequência de Curso, emitido pelo respetivo estabelecimento de ensino;
  3. Relatório de Notas Escolares, emitido pelo respetivo estabelecimento de ensino;
  4. Relatório de Resultados ou Certificado do exame HSK caso tenha feito o exame;
  5. Cartas de Recomendação (em chinês ou inglês, sendo necessária a apresentação de duas ou mais cartas com a assinatura dos docentes recomendadores).

IV. Processo de candidatura

  1. Os candidatos que preencham as condições solicitadas deverão enviar todos os documentos solicitados, em formato PDF, antes do dia 30 de abril de 2025, para o e-mail da Embaixada: [email protected], escrevendo “Candidatura à Bolsa de Estudo Embaixador da China 2025 (nome e apelido do candidato)” como assunto de e-mail.
  2. Do dia 1 de maio ao dia 19 de maio de 2025 a qualificação e a documentação dos candidatos serão analisadas.
  3. No dia 20 de maio de 2025 será publicada a lista dos bolseiros selecionados.
  4. No dia 24 de maio de 2025 terá lugar a cerimónia de entrega da “Bolsa de Estudo Embaixador da China 2025”, com hora e local a anunciar.

V. Atribuição de bolsa e comunicação

  1. A Embaixada da China em Portugal encarregará um júri de analisar a qualificação e a documentação dos candidatos, assim como selecionar os respetivos bolseiros. A lista dos bolseiros será publicada no site da Embaixada da China em Portugal e na sua conta pública do WeChat;
  2. Terá lugar no dia 24 de maio de 2025 a cerimónia de entrega da “Bolsa de Estudo Embaixador da China 2025” e solicita-se aos bolseiros a comparência à hora indicada, sendo desqualificados os que faltarem sem justificação. A hora e o local da entrega serão anunciados posteriormente. Cada vencedor poderá ser acompanhado por dois familiares ou professores na cerimónia de entrega dos prémios.
  3. Os bolseiros da “Bolsa de Estudo Embaixador da China 2023 e 2024” não poderão candidatar-se à “Bolsa de Estudo Embaixador da China 2025”.
  4. A “Bolsa de Estudo Embaixador da China 2025” será de prestação única.

Mais informações podem ser consultadas no portal da Embaixada da China em Portugal ou através do e-mail [email protected].