Avançar para conteúdo principal

Transferência de Conhecimento - Participações Empresariais

Na Universidade do Porto usufruímos de uma sólida relação com a indústria. As parcerias entre as entidades do Universo U.Porto promovem a investigação, a inovação, a valorização económica do conhecimento e a prestação de serviços à comunidade.

Participações Empresariais

Para dar resposta ao aumento na procura de know-how pelas empresas, a nível nacional e internacional, a Universidade do Porto tem vindo a desenvolver cada vez mais infraestruturas e a disponibilizar um crescente conjunto de recursos com vista ao crescimento da nossa comunidade científica.

A sinergia entre a academia e a indústria incentiva a produtividade e a competitividade, tanto ao nível dos resultados empresariais como da investigação académica. Paralelamente, promove a criação ou participação em associações privadas, sem fins lucrativos.

Esta relação mutuamente benéfica tem permitido:

  • Oferecer um complemento formativo a estudantes de pós-graduação, mestrado e doutoramento, a quem é dada a oportunidade de participar em atividades de investigação, desenvolvimento e inovação nas entidades do Universo U.Porto;
  • Um aumento do número de projetos, artigos científicos publicados, financiamentos obtidos e doutoramentos realizados neste contexto;
  • Um desenvolvimento notável ao nível da inovação e da valorização económica do conhecimento (patentes registadas, empresas spin-off criadas, transferências de tecnologia, entre outros).

Os estudantes, investigadores e colaboradores U.Porto dispõem assim de uma ampla rede de contactos e ligações, que tem vindo a cimentar a posição da Universidade e das instituições parceiras como marcas de referência e de excelência.

Estas entidades são verdadeiras extensões da Universidade, tornando-se parte do Universo U.Porto. A Unidade de Estudos Institucionais acompanha e monitoriza o desempenho económico-financeiro das entidades, apoiando os representantes da Universidade nos órgãos sociais.

Entidades do Universo U.Porto

A BIOPOLIS tem por objeto, o exercício da atividade científica e tecnológica em investigação e desenvolvimento e em outras atividades científicas e técnicas nos domínios da biodiversidade, ecossistemas , ecologia, genómica, biologia computacional, bioinformática, monitorização ambiental e outras para que a Associação se venha a considerar vocacionada, bem como a formação avançada de recursos humanos, a transferência de conhecimentos, a comunicação e disseminação e a prestação de serviços nos seus domínios de intervenção.

Informação geral:
Rua Padre Armando Quintas, 7
4485-661 Vairão

Tel.: (+351) 252 660 400
E-mail: [email protected]
Web: https://www.biopolis.pt/en/

A Associação Porto Business School – U.Porto, associação privada sem fins lucrativos, tem como objeto a constituição e o funcionamento de uma Escola de Negócios, designada Porto Business School (PBS). O seu propósito principal é desenvolver, em especial articulação com as comunidades académica e empresarial, as atividades de investigação, a aplicação prática de conhecimentos e a formação avançada na área da Gestão e outras para as quais a Associação se venha a considerar vocacionada, bem como a prestação de serviços conexos. Especificamente, a sua missão passa por melhorar a qualidade da gestão e promover a mudança nas empresas e outras organizações, através da formação avançada a nível pós-graduado, da investigação aplicada e da consultoria, colocando lado a lado as empresas e a academia num processo de aprendizagem e valorização mútuas.

Informação geral:
Avenida Fabril do Norte, 425
4460-314 Matosinhos

Tel.: (+351) 226 153 270
E-mail: [email protected]
Web: https://www.pbs.up.pt/

O CAUP – Centro de Astrofísica da Universidade do Porto é uma associação privada sem fins lucrativos e com reconhecimento de utilidade pública. Tem como principais objetivos apoiar e promover a Astronomia, nomeadamente a investigação científica, a formação ao nível pós-graduado e universitário, o ensino da Astronomia ao nível não universitário (ensino básico e secundário) e a divulgação da ciência e promoção da cultura científica. No domínio da investigação será de destacar a organização de conferências, workshops e reuniões científicas, algumas de grande dimensão e com projeção internacional. Desta atividade tem resultado um número crescente de artigos científicos publicados em revistas internacionais (a maioria com elevado fator de impacto), o que contribui para a projeção e prestígio do Centro. No que respeita à promoção e divulgação da cultura científica, o CAUP é responsável pela gestão científica, apresentação e produção das sessões do Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva. Este equipamento representa uma parte fundamental da estratégia de comunicação do CAUP.

Informação geral:
Rua das Estrelas
4150-762 Porto

Tel.: (+351) 226 089 830
E-mail: [email protected]
Web: https://www.astro.up.pt/

O CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, associação privada sem fins lucrativos, é um centro de I&D que tem como missão desenvolver uma investigação transdisciplinar e transnacional de excelência. Promove o desenvolvimento tecnológico e a inovação, apoiando políticas públicas e de governança na área das Ciências Marinhas e Ambientais.

Informação geral:
Terminal de Cruzeiros de Leixões
Avenida General Norton de Matos, s/n
4450-208 Matosinhos

Tel.: (+351) 223 401 800
E-mail: [email protected]
Web: https://www2.ciimar.up.pt/

A FIMS tem como fins a promoção cultural, científica e pedagógica e artística, designadamente a classificação, preservação, conservação, investigação/estudo e divulgação de todo o património artístico e arquitetónico do Arquiteto José Marques da Silva, legado pela Arquiteta Maria José Marques da Silva Martins à Universidade do Porto, perpetuando a memória do primeiro e a sua ação na promoção da arquitetura em particular e da arte em geral.

Informação geral:
Praça Marquês de Pombal, 30-44
4000-390 Porto

Tel.: (+351) 225 518 557
E-mail: [email protected]
Web: https://fims.up.pt/

O i3S tem por objeto a realização e a promoção da investigação científica, da formação avançada, do desenvolvimento tecnológico, da transferência de conhecimento e de tecnologia, a promoção do empreendedorismo e da literacia, na área da saúde, designadamente, nos domínios da Bioengenharia, Biologia Molecular e Celular, Imunologia e Infeção, Neurobiologia e Oncobiologia, nomeadamente através da gestão de um centro de investigação e formação de excelência.

Informação geral:
Rua Alfredo Allen, 208
4200-135 Porto

Tel.: (+351) 226 074 900
E-mail: [email protected]
Web: https://www.i3s.up.pt/

O IBMC – Instituto de Biologia Molecular e Celular é uma associação privada sem fins lucrativos. O seu objeto principal é a investigação e a formação avançada em Ciências Biológicas e Biomedicina, desenvolvendo as suas atividades de investigação interdisciplinar em áreas que incluem a Genética Humana e Doenças Genéticas, Biologia da Infeção e Imunologia, Biologia Estrutural e Molecular, Neurobiologia Básica e Clínica e Mecanismos Adaptativos Celulares. Destaca-se, em 2018, o processo de consolidação do projeto do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, com o consequente aprofundamento da ligação entre os institutos que compõem o consórcio (IBMC, INEB e IPATIMUP).

Informação geral:
Rua Alfredo Allen, 208
4200-135 Porto

Tel.: (+351) 220 408 800
E-mail: [email protected]
Web: https://www.ibmc.up.pt/

O IC tem por objeto atividades de carácter científico, formativo e cultural, no âmbito dos domínios de interesse dos Grupos de Engenharia Civil, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, orientadas para a prestação de serviços nos campos da inovação tecnológica, da certificação de produtos, da formação, da conservação e divulgação do património científico, cultural e artístico e dos estudos, planos e programas nos domínios do território, transportes e ambiente, incluindo a produção de cartografia associada, bem como a colaboração, neste âmbito, com organismos, empresas e instituições universitárias ou não universitárias.

Informação geral:
Rua Dr. Roberto Frias, s/n, Edifício G
4200-465 Porto

Tel.: (+351) 225 081 856
E-mail: [email protected]
Web: www.fe.up.pt/ic

O ICETA – Instituto de Ciências, Tecnologias e Agroambiente da U.Porto é uma associação privada sem fins lucrativos. Tem como objeto o exercício de atividade científica e tecnológica em investigação e desenvolvimento, bem como em outras atividades científicas e técnicas nos domínios das Ciências Exatas e Naturais, das Tecnologias Associadas e do Agroambiente, nomeadamente a prestação de serviços, o ensino de pós-graduação e a colaboração com organismos, empresas e instituições, universitárias ou não universitárias. O ICETA propõe-se a: (i) investigação destinada a responder às solicitações dos organismos, instituições ou empresas nos seus domínios de intervenção; (ii) lançamento e realização de projetos de investigação; (iii) publicação dos resultados das investigações realizadas; (iv) apoio técnico a organismos, instituições ou empresas, o qual poderá englobar a realização de estudos especiais com características de investigação aplicada; e (v) organização de cursos de pós-graduação, colóquios, seminários, grupos de estudos ou quaisquer outras iniciativas de índole semelhante.

O ICETA é a instituição de acolhimento das unidades de investigação CECA – Centro de Estudos de Ciência Animal, CEQUP – Centro de Química da Universidade do Porto, integrado no Laboratório Associado REQUIMTE, e CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos. Ao longo do tempo, o Instituto tem vindo a intervir também na gestão e administração de projetos da responsabilidade de investigadores que integram estas unidades.

Informação geral:
Praça de Gomes Teixeira (apartado 55142)
4051-401 Porto

Tel.: (+351) 220 408 860
E-mail: [email protected]
Web: http://www.iceta.up.pt/

O IHRH tem por objeto o exercício da atividade científica e tecnológica em Investigação e Desenvolvimento Experimental (I&DE) e em Outras Atividades Científicas e Técnicas (OAC&T), nos domínios da Hidráulica e dos Recursos Hídricos, nomeadamente a prestação de serviços e a colaboração com organismos, empresas e instituições universitárias e não universitárias.

Informação geral:
Rua Dr. Roberto Frias
4200-465 Porto

Tel.: (+351) 225 081 907
E-mail: [email protected]
Web: www.fe.up.pt/ihrh

O INEB – Instituto Nacional de Engenharia Biomédica, associação privada sem fins lucrativos, tem por missão a constituição de uma interface entre a Universidade, a indústria e os setores da saúde nas áreas da Engenharia Biomédica. O Instituto adotou o mote “Engenharia que vive”, orientando a sua investigação para o desenvolvimento de tecnologias, equipamentos e materiais destinados a melhorar a qualidade de vida das pessoas, inspirando-se frequentemente nos sistemas vivos. Em 2018, destaca-se o processo de consolidação do projeto do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, com o consequente aprofundamento da ligação entre os institutos que compõem o consórcio (INEB, IBMC e IPATIMUP).

Informação geral:
Rua Alfredo Allen, 208
4200-135 Porto

Tel.: (+351) 220 408 800
E-mail: [email protected]
Web: https://www.ineb.up.pt/about-ineb

O INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial é uma associação privada sem fins lucrativos vocacionada para a realização de atividades de inovação de base tecnológica e de transferência de tecnologia. O INEGI participa ativamente no desenvolvimento da indústria nacional, contribuindo com conhecimento e competências distintas na área da Engenharia Mecânica e Gestão Industrial. Tem como missão contribuir para o aumento da competitividade através da investigação e desenvolvimento, demonstração, transferência de tecnologia e formação nas áreas de conceção e projeto, materiais, produção, energia, manutenção, gestão industrial e ambiente.

Informação geral:
Campus da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, 400
4200-465 Porto

Tel.: (+351) 229 578 710
E-mail: [email protected]
Web: https://www.inegi.pt/pt/

O INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência é uma associação privada sem fins lucrativos que visa promover instituições suas associadas no desenvolvimento do tecido económico e social, contribuindo para melhorar o desempenho, aumentar a competitividade e alargar o nível de internacionalização de empresas e instituições. Para isso, realiza atividades de investigação científica, de desenvolvimento tecnológico, de transferência e valorização de conhecimento, de qualificação de recursos humanos e de consultoria especializada, tendo como base a Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e as Ciências da Computação, com extensão a áreas em que estes domínios são relevantes, como a física, a bioengenharia, o ambiente, a gestão e a inovação.

Informação geral:
Campus da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias
4200-465 Porto

Tel.: (+351) 222 094 000
E-mail: [email protected]
Web: https://www.inesctec.pt/en

O IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto é uma associação privada sem fins lucrativos cuja atividade principal é a investigação de translação e formação avançada em Biomedicina e Oncobiologia. Em 2018, destaca-se o processo de consolidação do projeto do i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, com o consequente aprofundamento da ligação entre os institutos que compõem o consórcio (IPATIMUP, INEB e, IBMC).

Informação geral:
Rua Júlia Amaral de Carvalho, 45
4200-135 Porto

Tel.: (+351) 225 570 700
E-mail: [email protected]
Web: https://www.ipatimup.pt

O ISFEP tem por objeto o exercício da atividade de investigação e desenvolvimento nas áreas das ciências económicas, sociais e de gestão, ou outras para que a associação se venha a considerar vocacionada, bem como, e no mesmo âmbito a prestação de serviços à comunidade.

Informação geral:
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
4200-465 Porto

Tel.: (+351) 225 025 975
E-mail: [email protected]
Web: http://www.isfep.pt

O ISPUP – Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, associação privada sem fins lucrativos, assume como missão contribuir para a criação e divulgação de conhecimento e estimular a excelência da investigação e desenvolvimento no domínio da Saúde Pública, de modo a promover e proteger a saúde das populações humanas. Para tal, promove programas de ensino, investigação e serviços que conciliam a excelência académica, o rigor científico, as parcerias criativas e os serviços inovadores. O ISPUP tem vindo a atuar em vários domínios, designadamente na investigação e no ensino em saúde pública e na prestação de serviços de formação e consultadoria técnico-científica nas áreas da saúde ocupacional e epidemiologia hospitalar.

Informação geral:
Rua das Taipas, 135
4050-600 Porto

Tel.: (+351) 222 061 820
Web: https://ispup.up.pt/about/

O LEMC – Laboratório de Ensaio de Materiais de Construção, associação privada sem fins lucrativos, tem por objeto o exercício de atividade científica e tecnológica em investigação e desenvolvimento experimental e em outras atividades científicas e técnicas no domínio dos Materiais de Construção. São exemplos a realização de ensaios, a prestação de serviços e a colaboração com organismos, empresas e instituições universitárias e não universitárias.

Informação geral:

Rua Dr. Roberto Frias, s/n - Edifício H, Piso 0
4200-465 Porto

Tel.: (+351) 225 082 186
E-mail: [email protected]
Web: www.fe.up.pt/lemc

A REQUIMTE tem por fim o exercício de atividade científica e tecnológica em Investigação e Desenvolvimento e em outras atividades científicas e técnicas nos domínios da Química, da Bioquímica e da Engenharia Química, nomeadamente a prestação de serviços, o ensino da pós-graduação e a colaboração com organismos, empresas e instituições, universitárias e não universitárias.

Informação geral:
R. D. Manuel II, Apartado 55142
4051-401 Porto

Tel.: (+351) 226 069 420
E-mail: [email protected]
Web: www.requimte.pt

A UPTEC – Associação de Transferência de Tecnologia da Asprela, o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, é uma associação privada sem fins lucrativos. Promove a criação de empresas de base tecnológica, científica e criativa e atrai centros de inovação de empresas nacionais e internacionais, contribuindo de forma ativa para a valorização do conhecimento gerado na Universidade e para o desenvolvimento socioeconómico da Região Norte.

A organização em polos temáticos — Tecnológico, Criativo, Biotecnologia e Mar — permite seguir uma estratégia de cluster e partilha de recursos entre start-ups, centros de inovação e projetos âncora, inseridos numa rede alargada e transversal de parceiros nacionais e internacionais.

Através desta estratégia, as start-ups encontram todas as ferramentas para alavancar os seus negócios. Já os centros de inovação de empresas nacionais e internacionais encontram na UPTEC as infraestruturas tecnológicas ideais para sediar e operacionalizar as suas atividades de inovação, mantendo uma estreita ligação com os departamentos de I&D+i e institutos de interface da U.Porto.

Informação geral:

UPTEC Mar
Avenida da Liberdade, s/n
4450-718 Leça da Palmeira, Portugal

UPTEC Baixa
Praça Coronel Pacheco, 2
4050-453 Porto, Portugal

UPTEC Asprela II
Rua Doutor Júlio de Matos, 828/882
4200-355 Porto, Portugal

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461
4200-135 Porto, Portugal

Tel.: (+351) 220 301 500
E-mail: [email protected]
Web: https://uptec.up.pt/pt-pt/